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dc.contributor.advisor
dc.contributor.authorRosa, Geraldo Antonio da
dc.contributor.authorCorteline, Valdete Gusberti
dc.date.accessioned2022-10-15T04:30:10Z
dc.date.available2022-10-15T04:30:10Z
dc.date.issued2022-10-14
dc.identifier.isbn978-65-5807-178-6
dc.identifier.urihttps://ucs.br/educs/livro/educacao-permanente-e-continuada-volume-1/
dc.descriptionEste livro discorre sobre a educação permanente e continuada, que se constitui em um diálogo entre atores do cotidiano escolar, fundamentado nos critérios de mediação propostos por Feuerstein, Feuerstein e Falik (2014), desloca-se entre o pensamento de Paulo Freire (2015) e de Michel Foucault (2006, 2016, 2018), apresentando possibilidades para compreender a ação pedagógica como autonomia ou como controle biopolítico. A caminhada reflexiva busca analisar os movimentos de poder, entre a autonomia e o controle biopolítico, que se manifestam no desenvolvimento da educação permanente e continuada com docentes, pedagogos e gestores, voltada à reflexão sobre as concepções da construção histórica de verdade, de poder-saber e sujeito, nas relações do cotidiano escolar, estabelecendo diálogo entre a Universidade e a Educação Básica. Esse deslocamento, evidenciado no "nó" pedagógico do cotidiano escolar, possibilita o pensar, de acordo com Tardif (2012), visualizando brechas e espaços, visíveis e ocultos, para refletir todo o contexto escolar, fazendo-se análises da formação docente ao longo da vida pessoal, acadêmica e profissional, através das ressonâncias do constituir-se educador na reflexividade da prática pedagógica, conforme nos propõe António Nóvoa (1992, 1999), dando-nos o suporte para analisar os conceitos de poder-saber, de verdade e de sujeito nas concepções de teóricos da contemporaneidade, refletindo 18 deslocamentos conceituais das concepções de poder, de saber, de verdade e de sujeito, no movimento do "nó" pedagógico, entre a autonomia e o controle biopolítico, no cotidiano escolar.pt_BR
dc.language.isopt_BR
dc.titleEducação permanente e continuada Volume 1pt_BR
dc.typeLivro Eletrônicopt_BR
dc.degree.grantorUniversidade de Caxias do Sulpt_BR
dc.description.resumoEste livro discorre sobre a educação permanente e continuada, que se constitui em um diálogo entre atores do cotidiano escolar, fundamentado nos critérios de mediação propostos por Feuerstein, Feuerstein e Falik (2014), desloca-se entre o pensamento de Paulo Freire (2015) e de Michel Foucault (2006, 2016, 2018), apresentando possibilidades para compreender a ação pedagógica como autonomia ou como controle biopolítico. A caminhada reflexiva busca analisar os movimentos de poder, entre a autonomia e o controle biopolítico, que se manifestam no desenvolvimento da educação permanente e continuada com docentes, pedagogos e gestores, voltada à reflexão sobre as concepções da construção histórica de verdade, de poder-saber e sujeito, nas relações do cotidiano escolar, estabelecendo diálogo entre a Universidade e a Educação Básica. Esse deslocamento, evidenciado no "nó" pedagógico do cotidiano escolar, possibilita o pensar, de acordo com Tardif (2012), visualizando brechas e espaços, visíveis e ocultos, para refletir todo o contexto escolar, fazendo-se análises da formação docente ao longo da vida pessoal, acadêmica e profissional, através das ressonâncias do constituir-se educador na reflexividade da prática pedagógica, conforme nos propõe António Nóvoa (1992, 1999), dando-nos o suporte para analisar os conceitos de poder-saber, de verdade e de sujeito nas concepções de teóricos da contemporaneidade, refletindo 18 deslocamentos conceituais das concepções de poder, de saber, de verdade e de sujeito, no movimento do "nó" pedagógico, entre a autonomia e o controle biopolítico, no cotidiano escolar.pt_BR
dc.publisher.editoraEducspt_BR
dc.description.editionprimeirapt_BR
dc.description.localpubCaxias do Sul - RSpt_BR


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