Auflistung Área do Conhecimento das Ciências Exatas e da Terra nach Autor "Almeida, Claudia Zamboni de"
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Ambientação sonora do livro Vera Cruz: sonhos e pesadelos - uma proposta de imersão em obras literárias
Mascarello, Matheus Cardoso (2021-12-07)O trabalho investiga o uso de recursos digitais que possibilitam a ambientação sonora, com o propósito de ampliar a imersão da leitura de trechos do livro Vera Cruz: Sonhos e Pesadelos, de Gabriel Billy. Os estudos sobre ... -
Ambiente digital como registro artístico de um percurso autobiográfico a partir de manifestações emocionais
Monteiro, Ricardo Merlin (2021-12-15)O trabalho apresenta a criação de um ambiente digital com o objetivo de explorar a utilização dos recursos digitais para expressão artística. A temática parte da ressignificação de percursos emocionais registrados em ... -
Desenvolvimento de hipermídia sobre a redemocratização brasileira
Baretta, Pedro Henrique (2021-12-30)Utilizando metodologias para explorar o potencial que as hipermídias possuem para disseminar informações, este trabalho propôs projetar e implementar um programa com caráter educativo sobre o período de redemocratização ... -
Ebook interativo: hipermídia no livro eletrônico
Benedetti, Sarah MartinelliEste trabalho propõe estudar as características e metodologias de criação de um Ebook ou eletronic book (livro eletrônico), cujo termo foi cunhado por Michael Hart em 1971, ao digitalizar um livro e distribuí-lo na forma ... -
Mecânicas de jogo aplicadas à construção de significados em jogos digitais
Gil, Juliana Bungi Moreira (2022-01-26)O presente trabalho de conclusão de curso investiga o modo como mecânicas de jogo se articulam na construção de significado em jogos digitais. Utiliza-se de pesquisa bibliográfica como metodologia para o levantamento dos ... -
Memórias externalizadas pela tecnologia : como criar uma experiência corpórea
Montanari, Matheus da Rocha (2018-10-05)Este Trabalho de Conclusão de Curso apresenta uma investigação teórico-prática sobre a importância e o uso da tecnologia no armazenamento, evocação e transmissão de memórias, e como as memórias externalizadas podem se ... -
Meta C8: uma experiência em realidade virtual para divulgar o Campus 8 da Universidade de Caxias do Sul
Dornelles, Yago Quadri (2023-08-18)Esta pesquisa tem como finalidade desenvolver uma experiência em realidade virtual imersiva, para divulgar o Campus 8 da Universidade de Caxias do Sul. Para isso foi conceituado realidade virtual, imersão, presença, ... -
Narrativas interativas digitais na prevenção do suicídio
Viganó, Mariana Ruaro (2019-07-18)O presente trabalho investiga o potencial do uso de narrativas interativas digitais na prevenção do suicídio. As narrativas interativas se contextualizam como histórias que necessitam da ação do interagente para construção ... -
Objeto de aprendizagem para produção colaborativa de arte
Fracaro, DaianeCom as tecnologias cada vez mais presentes em nosso cotidiano e no contexto escolar, novas estratégias pedagógicas precisam ser pensadas para utilizar o computador como uma ferramenta de auxílio à construção do conhecimento. ... -
Projeção mapeada interativa: construção da obra "o reflexo do narciso digital"
Canuto, MichelEste trabalho tem como objetivo a criação de uma projeção mapeada interativa cujo tema é o narcisismo digital, assim como o estudo aprofundado a três principais conceitos da pesquisa: projeção mapeada, narcisismo e ... -
Proposta de aplicação em realidade aumentada para dispositivos móveis no livro Voos da alma
Almeida, Cristiana Siqueira (2021-12-07)Este trabalho pretende esclarecer o conceito de realidade aumentada, explicando a sua tecnologia de uma forma abrangente e acessível, com exemplos práticos em algumas áreas de atuação com destaque às aplicações em dispositivos ...