Navegação Área do Conhecimento das Ciências Exatas e da Terra por assunto "Jogos eletrônicos"
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Análise ludológica dos jogos pervasivos e estudo da implementação em dispositivo móvel
(2011)Este trabalho apresenta dois objetivos principais. Um deles é a pesquisa por uma definição do conceito de jogos pervasivos. O outro é o estudo técnico de algumas funcionalidades avançadas de uma das plataformas tecnológicas ... -
Aproximação jogo-jogador por meio de animação e narrativa
Narrativas são muito utilizadas em diversos tipos de games e geralmente são apresentadas na forma de animações. Elas têm o poder de manter a atenção e o interesse do jogador por mais tempo em um mesmo jogo. Narrativas estão ... -
Áudio adaptativo baseado em emoções: trilha sonora dinâmica para ambientes virtuais interativos
Este trabalho consiste em uma pesquisa teórico-prática sobre áudio adaptativo baseado em emoções, constituindo uma trilha sonora dinâmica para ambientes virtuais interativos. A proposta se situa numa revisão bibliográfica ... -
O áudio como ferramenta imersiva em jogos digitais
(2023-07-21)A paisagem sonora desempenha um papel fundamental na imersão do usuário em jogos digitais. Com o crescimento expressivo do mercado de jogos em todo o mundo, a noção de que os jogos são destinados apenas a um grupo etário ... -
Definição e implementação de um algoritmo para ajuste dinâmico de dificuldade em jogos roguelike
(2021-12-14)A dificuldade de um jogo está intrinsecamente ligada à experiência que cada um de seus jogadores virá a ter. Portanto, é fundamental ao Game Design apresentar uma dificuldade ao jogador condizente com a experiência que o ... -
Desenvolvimento de game educativo para frequentadores iniciantes de academia
(2020-12-30)A proposta deste trabalho é desenvolver um jogo educativo (serious game) cujo objetivo é transmitir informações relacionadas à nutrição e exercícios físicos de forma leve e divertida, para praticantes iniciantes de academia, ... -
Desenvolvimento de hipermídia sobre a redemocratização brasileira
(2021-12-30)Utilizando metodologias para explorar o potencial que as hipermídias possuem para disseminar informações, este trabalho propôs projetar e implementar um programa com caráter educativo sobre o período de redemocratização ... -
Desenvolvimento de um serious game para auxiliar no aprendizado de programação
(2022-12-12)A taxa de evasão em cursos de graduação na área de tecnologias é bastante alta quando comparada a outras áreas do conhecimento. Um dos fatores que contribuem para essa taxa elevada é a dificuldade dos alunos com o aprendizado ... -
Desenvolvimento de uma atividade gamificada voltada ao turismo de Caxias do Sul
(2017-08-15)Este trabalho de conclusão de curso tem como objetivo elevar a experiência turística da cidade de Caxias do Sul através de uma atividade gamificada. De forma geral, este trabalho busca compreender em como o turismo pode ... -
Desenvolvimento de uma engine 3D voltada a dispositivos móveis
A indústria jogos se desenvolveu muito nos últimos anos, batendo recordes de venda e faturando bilhões. Com a crescente popularidade de dispositivos m oveis, como celulares, smartphones entre outros, um novo mercado para ... -
Distribuição digital: explorando a ascensão dos gêneros de nicho por meio do Adventure Point-and-click
(2023-08-18)Este trabalho explora o surgimento, a ressurgência e a popularidade de jogos voltados para gêneros de nicho a partir da transição da distribuição física de conteúdo para a distribuição digital, assim como os sistemas e as ... -
Estudo de aplicação de interface alternativa a jogos baseados no Desktop
Este projeto busca contextualizar as interações entre homem e computador, especificamente nos jogos, e analisar a possibilidade da inserção de dispositivos alternativos de entrada aos jogos digitais baseados no conceito ... -
GeoTea: desenvolvimento de um serious game para o ensino da geometria para crianças com Transtorno do Espectro Autista (TEA)
(2020-12-24)Este trabalho visou o desenvolvimento um serious game, a fim de ensinar geometria para crianças de 12 a 14 anos com Transtorno do Espectro Autista (TEA), visto que esse público enfrenta muitas dificuldades na compreensão ... -
Interface gestual aplicada à recuperação do movimento
Este trabalho consiste de uma pesquisa teórica/prática envolvendo interfaces gestuais e reabilitação de movimentos físicos. As investigações teóricas guiaram à implementação de uma aplicação dirigida a auxiliar a fisioterapia, ... -
Jogos independentes de terror: uma proposta para boas experiências com baixo custo de produção
(2021-12-30)Este trabalho aborda formas de superar as limitações técnicas e financeiras no desenvolvimento de jogos de terror de baixo custo. A partir de uma pesquisa teórica, foram considerados os principais elementos que compõem um ... -
La passione di Giusi: um serious game como ferramenta para aprendizagem da língua italiana
(2020-12-24)O presente trabalho tem como objetivo principal projetar e desenvolver um serious game com o intuito principal de ensinar, para o ensino do nível básico de conversação na língua italiana, focado na faixa etária entre 14 a ... -
Mecânicas de jogo aplicadas à construção de significados em jogos digitais
(2022-01-26)O presente trabalho de conclusão de curso investiga o modo como mecânicas de jogo se articulam na construção de significado em jogos digitais. Utiliza-se de pesquisa bibliográfica como metodologia para o levantamento dos ... -
Meta C8: uma experiência em realidade virtual para divulgar o Campus 8 da Universidade de Caxias do Sul
(2023-08-18)Esta pesquisa tem como finalidade desenvolver uma experiência em realidade virtual imersiva, para divulgar o Campus 8 da Universidade de Caxias do Sul. Para isso foi conceituado realidade virtual, imersão, presença, ... -
O papel das expectativas musicais na experiência de usuário em narrativas sonoras interativas
(2020-12-18)As narrativas sonoras têm uma importante função na condução de expectativas emocionais que atuam na percepção das narrativas audiovisuais. Exemplo disso são os jogos eletrônicos, que passaram a se utilizar de diversos ... -
Perfect Weapon - Prototype : proporcionando competição e mantendo o engajamento dos jogadores
(2023-08-18)Este trabalho aborda formas de agradar diversas personalidades de jogadores, através de mecânicas e elementos de game design, ao mesmo tempo que aborda jogos competitivos e de que maneira pode ser gerada a competitividade ...