dc.contributor.advisor | Bertolini, Ana Cristina Fachinelli | |
dc.contributor.author | Bado, Rodrigo | |
dc.contributor.other | Lazzari, Fernanda | |
dc.contributor.other | Larentis, Fabiano | |
dc.contributor.other | Martínez-Sánchez, América | |
dc.date.accessioned | 2022-12-08T13:21:13Z | |
dc.date.available | 2022-12-08T13:21:13Z | |
dc.date.issued | 2022-12-06 | |
dc.date.submitted | 2022-11-17 | |
dc.identifier.uri | https://repositorio.ucs.br/11338/11334 | |
dc.description | A transformação acelerada da sociedade, tanto no seu modo de vida, quanto na maneira com que lida com dados e informação, tem inspirado pesquisas nas ciências administrativas. As organizações, compostas por pessoas e parte da dinâmica social, são desafiadas a desenvolver novas estratégias para entender melhor os fluxos de informação interno e externo. Nesse contexto, a Estratégia baseada em Diligência se destaca, pois é um método que coloca em prática a Estratégia Comportamental também no campo da gestão da informação, com foco na geração de inteligência de dados para as organizações A presente pesquisa tem o objetivo de analisar as dimensões da Estratégia baseada em Diligência nas práticas de Inteligência Estratégica em uma Instituição de Ensino Superior. A abordagem da pesquisa é qualitativa, de nível exploratório e com uma estratégia de estudo de caso único. O estudo foi realizado em uma Instituição de Ensino Superior comunitária do estado do Rio Grande do Sul, Brasil. Os procedimentos de coleta de dados foram: entrevistas semiestruturadas, documentos institucionais e documentos rotineiros. Os resultados revelam a existência de práticas de Inteligência Estratégia na Instituição e que têm aderência como atividades fundamentais da Estratégia baseada em Diligência. Além disso, os entrevistados demonstram, de forma individualizada, a presença de dimensões da Estratégia baseada em Diligência. Isto é, conseguem examinar o capital estratégico, caracterizar as prioridades, discutir a dinâmica para alocação de recursos e elencar os indicadores para medição. Além disso, o estudo sugere que a adoção, de forma sistematizada, da Estratégia baseada em Diligência pela Instituição pode melhorar suas práticas de Inteligência Estratégica. [resumo fornecido pelo autor] | pt_BR |
dc.description.abstract | The accelerated transformation of society, both in its way of life and in the way it deals with data and information, has inspired research in the administrative sciences. Organizations, composed of people and part of social dynamics, are challenged to develop new strategies to better understand internal and external information flows. In this context, Diligence-based Strategy stands out, because it is a method that puts Behavioral Strategy into practice also in the field of information management, with a focus on generating data intelligence for organizations The present research aims to analyze the dimensions of Diligence-based Strategy in Strategic Intelligence practices in a Higher Education Institution. The research approach is qualitative, exploratory level with a single case study strategy. The study was conducted at a community-based Higher Education Institution in the state of Rio Grande do Sul, Brazil. The data collection procedures were semi-structured interviews, institutional documents, and routine documents. The results reveal the existence of Strategic Intelligence practices in the Institution and that they have adherence as fundamental activities. Furthermore, the interviewees demonstrate, in an individual basis, the presence of Diligence-based Strategy dimensions. In other words, they can examine the strategic capital, characterize the priorities, discuss the dynamics for resource allocation, and list the indicators for measurement. Furthermore, the study suggests that the adoption, in a systematized way, of Diligence-based Strategy by the Higher Education Institution can improve its Strategic Intelligence practices. [resumo fornecido pelo autor] | en |
dc.description.sponsorship | Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, CAPES | pt_BR |
dc.language.iso | en | pt_BR |
dc.language.iso | pt | pt_BR |
dc.subject | Administração | pt_BR |
dc.subject | Planejamento empresarial | pt_BR |
dc.subject | Diligências | pt_BR |
dc.subject | Ensino superior | pt_BR |
dc.subject | Management | en |
dc.subject | Business planning | en |
dc.subject | Diligence | en |
dc.subject | College teaching | en |
dc.title | Estratégia baseada em diligência nas práticas de inteligência estratégica: um estudo de caso em uma instituição de ensino superior | pt_BR |
dc.type | Dissertação | pt_BR |
mtd2-br.advisor.instituation | Universidade de Caxias do Sul | pt_BR |
mtd2-br.advisor.lattes | http://lattes.cnpq.br/6699477463101542 | pt_BR |
mtd2-br.author.lattes | Bado, Rodrigo | pt_BR |
mtd2-br.program.name | Mestrado Acadêmico em Administração | pt_BR |
mtd2-br.campus | Campus Universitário de Caxias do Sul | pt_BR |