dc.contributor.advisor | Larentis, Fabiano | |
dc.contributor.author | Linhares, Pedro Victor Rodrigues | |
dc.contributor.other | Eckert, Alex | |
dc.contributor.other | Panizzon, Mateus | |
dc.contributor.other | Cislaghi, Tatiane Pellin | |
dc.date.accessioned | 2022-12-15T14:52:39Z | |
dc.date.available | 2022-12-15T14:52:39Z | |
dc.date.issued | 2022-12-15 | |
dc.date.submitted | 2022-09-29 | |
dc.identifier.uri | https://repositorio.ucs.br/11338/11390 | |
dc.description | O oferecimento de cursos superiores e programas de pós-graduação têm sido destaque no cenário econômico e social brasileiro nas últimas décadas. Cada vez mais estudantes buscam ingressar em cursos de Instituições de Ensino Superior (IES), atitude intensificada pela necessidade de qualificação pessoal dos profissionais e concorrência no mercado de trabalho. Nesse contexto, as estratégias de gestão universitária são primordiais para o acompanhamento das demandas crescentes da rede de ensino, pressionando a qualificação e aprimoramento de habilidades dos profissionais gestores. Este estudo tem por objetivo analisar como ocorre a formação do processo de aprendizagem do professor-gestor nas Instituições de Ensino Superior, considerando as interações entre os processos formais e informais de aprendizagem, e como estes contribuem para o desenvolvimento de competências gerenciais. Para isto, foi conduzida uma pesquisa de estudo qualitativo genérico por meio de entrevista semiestruturada em Instituições de Ensino Superior localizadas no estado do Ceará, entrevistando profissionais que além de atuarem na docência, ocupam cargos de chefia e coordenação em diversos setores das organizações. Desse modo, realizamse 20 entrevistas com coordenadores e gestores, na finalidade de obter saturação teórica. Em sequência, os dados obtidos a partir da análise identificaram quatro categorias relacionadas ao aprendizado formal: cursos e treinamentos, encontros pedagógicos, palestras e workshops; e quatro categorias que se relacionam com o aprendizado informal: aprendizagem auto dirigida, aprender por meio da prática, aprender com os erros e aprender com os colegas. Sobre a interação entre os modelos de aprendizagem, surgiram duas categorias: contribuições da aprendizagem formal às práticas informais e contribuições da aprendizagem informal às práticas formais. A partir das entrevistas, foi possível observar a importância dada a interrelação entre as duas modalidades de aprendizagem, dado que cada abordagem consegue contribuir de maneiras complementares para o aprendizado. O presente estudo propõe que as Instituições de Ensino promovam eventos que busquem complementar aspectos formais e informais de aprendizagem, com o intuito de unir a teoria e a prática em prol do desenvolvimento de competências gerenciais. [resumo fornecido pelo autor] | pt_BR |
dc.description.abstract | The offer of higher education courses and graduate programs have been highlighted in the Brazilian economic and social scenario in recent decades. More and more students seek to enter courses at Higher Education Institutions (HEIs), an attitude intensified by the need for personal qualification of professionals and competition in the job market. In this context, university management strategies are essential for monitoring the growing demands of the teaching network, putting pressure on the qualification and improvement of skills of professional managers. This study aims to analyze how the formation of the teacher-manager learning process occurs in Higher Education Institutions, considering the interactions between formal and informal learning processes, and how they contribute to the development of managerial competences. For this, a generic qualitative study research was conducted through semi-structured interviews in Higher Education Institutions located in the state of Ceará, interviewing professionals who, in addition to working in teaching, occupy leadership and coordination positions in various sectors of organizations. Thus, 20 interviews are carried out with coordinators and managers, in order to obtain theoretical saturation. In sequence, the data obtained from the analysis identified four categories related to formal learning: courses and training, pedagogical meetings, lectures and workshops; and four categories that relate to informal learning: self-directed learning, learning through practice, learning from mistakes, and learning from peers. Regarding the interaction between the learning models, two categories emerged: contributions of formal learning to informal practices and contributions
of informal learning to formal practices. From the interviews, it was possible to observe the importance given to the interrelation between the two learning modalities, since each approach manages to contribute in complementary ways to the learning process. The present study proposes that Educational institutions promote events that seek to complement formal and informal aspects of learning, in order to unite theory and practice in favor of the development of managerial competences. [resumo fornecido pelo autor] | en |
dc.language.iso | en | pt_BR |
dc.language.iso | pt | pt_BR |
dc.subject | Professores universitários | pt_BR |
dc.subject | Competências essenciais | pt_BR |
dc.subject | Ensino superior - Administração | pt_BR |
dc.subject | Aprendizagem organizacional | pt_BR |
dc.subject | College teachers | en |
dc.subject | Core competencies
pt_BR | en |
dc.subject | College teaching - Management | en |
dc.subject | Organizational learning | pt_BR |
dc.title | O processo de aprendizagem do professor-gestor : interação dos aspectos formais e informais de aprendizagem e desenvolvimento de competências gerenciais | pt_BR |
dc.type | Dissertação | pt_BR |
mtd2-br.advisor.instituation | Universidade de Caxias do Sul | pt_BR |
mtd2-br.advisor.lattes | http://lattes.cnpq.br/3441534695371892 | pt_BR |
mtd2-br.author.lattes | LINHARES, P. V. R. | pt_BR |
mtd2-br.program.name | Mestrado Acadêmico em Administração | pt_BR |
mtd2-br.campus | Campus Universitário de Caxias do Sul | pt_BR |
local.data.embargo | 2022-12-14 | |