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Desenvolvimento de software educacional para dimensionamento e análise de sapatas isoladas com carga centrada em concreto armado

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TCC Patricia Zembruski.pdf (4.354Mb)
Data
2022-12-26
Autor
Zembruski, Patrícia
Orientador
Silva, Gustavo Ribeiro da
Metadata
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Resumo
O presente trabalho consistiu no desenvolvimento de um software educacional com a capacidade de dimensionar sapatas isoladas com carga centrada do tipo rígidas e flexíveis em concreto armado, a fim de ser implementado em meio educacional acadêmico com o intuito de ser utilizado como ferramenta de apoio para auxiliar no processo de ensino-aprendizagem dos estudantes do curso de Engenharia Civil. O programa computacional foi elaborado em ambiente integrado de desenvolvimento e programação do Visual Studio, disponibilizado gratuitamente pela Microsoft, através da linguagem de programação C-Sharp (C#) para codificar o código-fonte e criação da sua interface gráfica através de telas. Para isso, foram implementadas as prescrições normativas da ABNT NBR 6118 (2014), da ABNT NBR 6122 (2019) e do CEB-70, e das bibliografias consultadas através deste projeto. A fim de avaliar a funcionalidade e relevância do software educacional em meio acadêmico, foi realizada uma pesquisa quali-quantitativa com estudantes do curso de Engenharia Civil da Universidade de Caxias do Sul- UCS. O resultado deste estudo confirmou que é possível de se desenvolver um software livre, gratuito e eficaz para o dimensionamento de sapatas isoladas com carga centrada, e que atenda aos objetivos descritos nessa pesquisa. Além disso, com a pesquisa realizada com estudantes da disciplina de Fundações, foi possível de se verificar que estes acreditam que a utilização do software pode vir a contribuir no seu processo de ensino e aprendizagem na disciplina e que concordam com a sua implementação em meio acadêmico. Por fim, conclui-se que o software desenvolvido traz de maneira intuitiva e lúdica a resolução de problemas complexos, a fim de poder despertar nos estudantes do ensino superior a busca pelo conhecimento mais aprofundado acerca do tema de estudo, e desta forma, tornar o curso de Engenharia Civil mais dinâmico e atraente. Além de que, a inserção de novas tecnologias na metodologia de ensino tradicional pode ser uma forma de incentivar os estudantes a terem novas experiencias e relações com o conteúdo desenvolvido em sala de aula, o que motiva a aprender, tornando-os assim profissionais mais inovadores e dinâmicos. [resumo fornecido pelo autor]
URI
https://repositorio.ucs.br/11338/11576
Collections
  • Engenharia Civil - Bacharelado [138]

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