Mostrar registro simples

dc.contributor.advisorDe Toni, Deonir
dc.contributor.authorMioranza, Gustavo
dc.contributor.otherSantos, Rafael José dos
dc.contributor.otherMurari, Luciana
dc.contributor.otherConforto, Marília
dc.contributor.otherAraújo, Homero Vizeu
dc.date.accessioned2014-04-30T13:30:14Z
dc.date.available2014-04-30T13:30:14Z
dc.date.issued2014-04-30
dc.date.submitted2012-06-28
dc.identifier.urihttps://repositorio.ucs.br/handle/11338/115
dc.descriptionO conceito de modelo mental é usado em áreas do conhecimento para estudar as representações sobre sistemas, eventos comportamentais e o conteúdo dessas representações. Este trabalho discute a influência destas representações no desempenho organizacional, os pressupostos envolvidos nos modelos mentais e identifica as diferentes dimensões e seus impactos sobre o desempenho das organizações. Dessa forma, a partir da análise dos pressupostos teóricos identificou-se que o desempenho das organizações principalmente pequenas e médias pode estar diretamente relacionado aos modelos mentais dos empreendedores. Sendo que estes modelos são compostos das seguintes dimensões: Conhecimento, Habilidades Emocionais, Mente Linear, Relacionamento, Missão e Estratégia, Criatividade e Inovação e Vocação. A metodologia utilizada foi primeiro, qualitativa exploratória através de entrevistas com análise de conteúdo para identificar variáveis e agregar na proposta teórica com questões abertas e, posteriormente quantitativa descritiva, a partir da proposição de questionamentos em pesquisa quantitativa para mensuração dos modelos mentais dos empreendedores. As dimensões Relacionamento, Criatividade e Inovação e Conhecimento foram as que mais impactaram o desempenho organizacional, sendo os resultados em 27,4% de significância explicando parte das dimensões dos modelos mentais propostos. Este estudo traz uma importante contribuição no sentido de compreender melhor a formação dos modelos mentais dos empreendedores e sua relação com o desempenho organizacional.pt_BR
dc.description.abstractThe concept of mental model is used in areas of knowledge to study the representations of systems, behavioral events and the content of these representations. This paper discusses the influence of these representations in organizational performance, the assumptions involved in the mental models and identifies the different dimensions and their impact on organizational performance. Thus, from the theoretical analysis it was found that the performance of mainly small and medium organizations can be directly related to mental models of entrepreneurs. Since these models are composed of the following dimensions: Knowledge, Skills, Emotional, Mind Linear Relationship, Mission and Strategy, Creativity and Innovation and Vocation. The methodology was first, exploratory qualitative through interviews with content analysis to identify variables and aggregate on the theoretical proposal with open questions and then quantitative descriptive proposition from the questions in quantitative research to measure the mental models of entrepreneurs. The dimensions of Relationship, Creativity and Innovation and Knowledge were the most impacted organizational performance and the results in 27.4% of explaining the significance of the proposed dimensions of mental models. This study makes an important contribution towards better understanding the formation of mental models of entrepreneurs and their relationship to organizational performance.pt_BR
dc.language.isoptpt_BR
dc.subjectEmpreendedorismo - Serra, Região (RS)pt_BR
dc.subjectDesenvolvimento organizacionalpt_BR
dc.subjectEmpreendedores - Caxias do Sul (RS)pt_BR
dc.subjectAdministração de empresaspt_BR
dc.subjectMental modelsen
dc.subjectMental representationsen
dc.subjectEntrepreneurshipen
dc.subjectOrganizational performanceen
dc.titleModelos mentais dos empreendedores e sua relação com o desempenho organizacional : um estudo no setor metal mecânico de Caxias do Sulpt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
mtd2-br.advisor.instituationUniversidade de Caxias do Sulpt_BR
mtd2-br.advisor.latteshttp://lattes.cnpq.br/4279499988123669pt_BR
mtd2-br.author.lattesMIORANZA, G.pt_BR
mtd2-br.program.namePrograma de Pós-Graduação em Administraçãopt_BR


Arquivos deste item

Thumbnail

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples