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dc.contributor.advisorCeccagno, Douglas
dc.contributor.authorGirardi, Thalia Ester de Candido
dc.contributor.otherDomingos, Ana Cláudia Munari
dc.contributor.otherKnapp, Cristina Loff
dc.contributor.otherAlves, Márcio Miranda
dc.date.accessioned2023-02-16T14:07:12Z
dc.date.available2023-02-16T14:07:12Z
dc.date.issued2023-02-16
dc.date.submitted2022-10-19
dc.identifier.urihttps://repositorio.ucs.br/11338/11609
dc.descriptionEsta dissertação tem como objetivo geral analisar o modo como ocorre o comportamento tribal nas fanfictions de O Hobbit, com base no conceito de tribos de Michel Maffesoli. Para isso, ela analisa o comportamento dos membros de fandoms expressos dentro das fanfictions de O Hobbit de acordo com os seguintes objetivos específicos: 1. Examinar o conceito e origem das fanfictions; 2. Discutir o comportamento comunitário dos fandoms usando o conceito de tribo, de Maffesoli; 3. Investigar o modo como é representado o gênero nas fanfictions de O Hobbit; 4. Analisar a forma como as relações sociais e de identidade são representadas nas fanfictions de O Hobbit; 5. Averiguar as relações afetivas dentro das mesmas; e 6. Esquadrinhar a inspiração mútua entre membros de fandoms para o feitio de suas obras. A metodologia utilizada é a pesquisa bibliográfica relacionada às Tribos Urbanas e à Pós-modernidade, como conceituadas por Michel Maffesoli, e também a análise de fanfictions selecionadas do fandom de O Hobbit. Vemos mais sobre a adaptação do livro para os filmes. Esta pesquisa visa a contribuir para o entendimento sobre como os membros de fandoms se expressam através de seus trabalhos, com foco especial nas fanfictions. O trabalho pretende contribuir também para os estudos sobre Tribos Urbanas em língua portuguesa. Exploramos o fandom e as fanfictions como lugares privilegiados de expressão pessoal dos leitores, e onde é possível aos leitores reconstruírem as narrativas originais a seu próprio modo. Entendemos que fandoms agem como tribos. Um dos comportamentos mais característicos dessas tribos é a necessidade de aprovação e agrado entre seus membros. Vários dados interessantes puderam ser coletados, e, dentre os mais relevantes, destacava-se o quanto a comunicação entre membros estava envolvida na criação destas obras. Várias delas foram inspiradas ou inspiraram obras novas. Concluímos que, apesar de que obras inspiradas em obras já existentes possam ser feitas individualmente, o fazer das fanfictions é, na verdade, coletivo. [resumo fornecido pelo autor]pt_BR
dc.description.abstractThe main objective of this dissertation is to analyze how tribal behavior occurs in The Hobbit fanfictions, based on Michel Maffesoli's concept of tribes. For this, it analyzes the behavior of fandom members expressed within The Hobbit fanfictions following the following specific objectives: 1. Examine the concept and origin of fanfictions; 2. Discuss the community behavior of fandoms using Maffesoli's concept of tribe; 3. Analyze the way the genre is represented in The Hobbit fanfictions; 4. Analyze the way in which social and identity relations are represented in The Hobbit fanfictions; 5. Find out the affective relationships within them; and 6. Scrutinize the mutual inspiration between fandom members for the making of their works. The methodology used is bibliographic research related to Urban Tribes and Post-modernity, as conceptualized by Michel Maffesoli, and also the analysis of selected fanfictions from The Hobbit fandom. We see more about the adaptation of the book. This research aims to contribute to the understanding of how fandom members express themselves through their work, with a special focus on fanfictions. The work also intends to contribute to the studies on Urban Tribes in Portuguese. We explore fandom and fanfictions as privileged places for readers to express themselves, and where readers can reconstruct the original narratives in their own way. We understand that fandoms act like tribes. One of the most characteristic behaviors of these tribes is the need for approval and acceptance among their members. Several interesting data was collected, and among the most relevant ones was the extent to which communication between members was involved in the creation of these works. Several of them were inspired or inspired new works. We conclude that, although works inspired by existing works can be done individually, the making of fanfictions is, in fact, collective. [resumo fornecido pelo autor]en
dc.description.sponsorshipCoordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, CAPESpt_BR
dc.language.isoenpt_BR
dc.language.isoptpt_BR
dc.subjectFan fictionpt_BR
dc.subjectHobbits (Personagens fictícios)pt_BR
dc.subjectPersonagens fictíciosen
dc.subjectHobbits (Fictitious characters)en
dc.subjectFictitious charactersen
dc.titleTribos de fandom: o comportamento tribal nas fanfictions de O Hobbitpt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
mtd2-br.advisor.instituationUniversidade de Caxias do Sulpt_BR
mtd2-br.advisor.latteshttp://lattes.cnpq.br/3101312464374030pt_BR
mtd2-br.author.lattesGIRARDI, T. E. C.pt_BR
mtd2-br.program.nameMestrado Acadêmico em Letras e Culturapt_BR
mtd2-br.campusCampus Universitário de Caxias do Sulpt_BR
local.data.embargo2023-02-15


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