• português (Brasil)
    • English
    • español
    • italiano
    • Deutsch
  • português (Brasil) 
    • português (Brasil)
    • English
    • español
    • italiano
    • Deutsch
  • Entrar
Ver item 
  •   Página inicial
  • Teses, Dissertações e Relatórios
  • Teses, Dissertações e Relatórios defendidos na UCS
  • Programa de Pós-Graduação em História
  • Mestrado Profissional em História
  • Ver item
  •   Página inicial
  • Teses, Dissertações e Relatórios
  • Teses, Dissertações e Relatórios defendidos na UCS
  • Programa de Pós-Graduação em História
  • Mestrado Profissional em História
  • Ver item
JavaScript is disabled for your browser. Some features of this site may not work without it.

Proejando com os saberes : aprendizado significativo com a utilização da pesquisa sócio antropológica no ensino de história

Thumbnail
Visualizar/Abrir
Dissertacao Dilnei Abel Daros.pdf (2.073Mb)
Data
2016-06-20
Autor
Daros, Dilnei Abel
Orientador
Radünz, Roberto
Metadata
Mostrar registro completo
Resumo
A presente dissertação apresenta uma experiência sobre o uso da pesquisa sócio antropológica e o espaço das narrativas no ensino de história em educação de jovens e adultos dentro do Programa Nacional de Integração da Educação Profissional com a Educação Básica na Moda-lidade de Educação de Jovens e Adultos PROEJA FIC, aplicado no município de Arroio do Sal, litoral norte do Rio Grande do Sul. A narrativa dessa experiência contempla uma análise das políticas públicas relacionadas ao ensino de jovens e adultos a partir do período da rede-mocratização no país e o contexto que envolve esses “sujeitos” que são apartados do ambiente escolar por vários motivos deixando de frequentar a escola na idade certa. As temáticas da sazonalidade relacionada com o litoral norte, o veraneio e seus desdobramentos sociais fazem parte do relato também. A intenção dessa pesquisa é mostrar que a experiência ocorrida na-quele município dentro do ensino de história utilizando a pesquisa sócio antropológica e as narrativas podem ser elementos pertinentes para o aprendizado significativo do educando e do desenvolvimento de uma consciência histórico crítica como demonstra o teor da escrita dentro da pesquisa. A aproximação teórica entre Paulo Freire e Jörn Rüsen foi relevante, pois os con-ceitos de consciência histórica e consciência crítica desses autores puderam ser observados dentro daquele ambiente onde foi aplicado o método de educação popular freiriano. Os des-dobramentos e as aplicações didáticas pedagógicas dentro do ensino de história envolvendo as temáticas identificadas através das bagagens de vida dos sujeitos são fundamentais para a li-gação com as narrativas em aula e os conteúdos da disciplina, que demonstrou naquele espaço ser uma prática inovadora e uma ferramenta de inclusão cidadã.
URI
https://repositorio.ucs.br/handle/11338/1177
Collections
  • Mestrado Profissional em História [91]

DSpace software copyright © 2002-2016  DuraSpace
Entre em contato | Deixe sua opinião
Theme by 
Atmire NV
 

 

Navegar

Todo o repositórioComunidades e ColeçõesPor data do documentoAutoresTítulosAssuntosEsta coleçãoPor data do documentoAutoresTítulosAssuntos

Minha conta

EntrarCadastro

DSpace software copyright © 2002-2016  DuraSpace
Entre em contato | Deixe sua opinião
Theme by 
Atmire NV