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dc.contributor.advisorLazzari, Fernanda
dc.contributor.authorBarros, Ígor Ribeiro de
dc.contributor.otherGonçalves, Roberto Birch
dc.contributor.otherPacheco, Natália
dc.contributor.otherDe Toni, Deonir
dc.date.accessioned2023-03-23T14:57:40Z
dc.date.available2023-03-23T14:57:40Z
dc.date.issued2023-03-21
dc.date.submitted2022-12-19
dc.identifier.urihttps://repositorio.ucs.br/11338/11785
dc.descriptionOs estudos sobre a intenção de recompra veem ganhando destaque recentemente, pois em mercados competitivos o relacionamento entre a marca e o consumidor é de grande significância para as empresas, uma vez que a intenção de recompra potencializa os ganhos e as vantagens competitivas, principalmente no longo prazo. Diante disso, a compreensão dos antecedentes da intenção de recompra tem se tornado essencial para o sucesso das organizações, fazendo com que aumente a preocupação das empresas em entender o que conduz os consumidores a recomprarem seus produtos e serviços. Dito isso, este estudo tem como objetivo analisar a relação entre os construtos qualidade da informação, conveniência, experiência, confiança na marca e preferência como antecessores da intenção de recompra dos usuários em plataformas de e-marketplace. Para isso, foi realizada uma pesquisa quantitativa com aplicação de uma survey, sendo a amostra composta por consumidores que utilizam essas plataformas, com 286 casos válidos. A análise dos resultados obtidos foi feita por meio de abordagens estatísticas descritiva e multivariada, utilizando-se Modelagem de Equações Estruturais. Os resultados mostram que o segmento de produtos mais consumido pelos respondentes é o de eletrônicos, que representaram 72,4% do consumo. Além disso, 60,9% dos respondentes nunca tiveram uma experiência negativa ao comprar em e-marketplaces. Constatou-se, também, que 63,8% da amostra realiza entre uma e dez aquisições por ano, e que o principal motivo da causa geradora de uma experiência negativa é o recebimento da mercadoria errada, destacando a importância do bom mapeamento dos processos nestas plataformas de consumo online. Das nove hipóteses testadas neste estudo, oito foram confirmadas, apresentando relações como a influência positiva e direta da qualidade da informação sobre a conveniência e a confiança na marca. Outra relação significativa foi a da conveniência em relação a intenção de recompra e a experiência com o e-marketplace. Ainda vale mencionar a influência da preferência pelo e-marketplace na intenção de recompra. Ao observar os coeficientes de determinação (R²) obtidos, constata-se que 95,1% da variância da Intenção de Recompra é explicada pelas variáveis do modelo. [resumo fornecido pelo autor]pt_BR
dc.description.abstractStudies on repurchase intention have been gaining prominence recently, because in competitive markets the relationship between the brand and the consumer is of great importance for companies, since repurchase intention increases earnings and competitive advantages, especially in the long term. In light of this, understanding the antecedents of repurchase intention has become essential to the success of organizations, causing companies to be increasingly concerned with understanding what leads consumers to repurchase their products and services. That said, this study aims to analyze the relationship between the constructs of information quality, convenience, experience, brand trust, and preference as predecessors of users repurchase intention on e-marketplace platforms. For this, quantitative research was carried out with the application of a survey, with a sample composed of consumers who use these platforms, with 286 valid cases. The analysis of the results obtained was carried out through descriptive and multivariate statistical approaches, using Structural Equation Modeling. The results show that the product segment most consumed by respondents is electronics, which accounted for 72.4% of consumption. In addition, 60.9% of the respondents never had a negative experience when buying on e-marketplaces. It was also found that 63.8% of the sample makes between one and ten purchases per year, and that the main reason for a negative experience is receiving the wrong merchandise, highlighting the importance of good process mapping in these online consumption platforms. Of the nine hypotheses tested in this study, eight were confirmed, presenting relationships such as the positive and direct influence of information quality on convenience and brand trust. Another significant relationship was that of convenience in relation to repurchase intention and experience with the e-marketplace. It is also worth mentioning the influence of the preference for the e-marketplace in the repurchase intention. By observing the coefficients of determination (R²) obtained, it is verified that 95.1% of the variance of the Intention to Repurchase is explained by the variables of the model. [resumo fornecido pelo autor]en
dc.language.isoenpt_BR
dc.language.isoptpt_BR
dc.subjectConsumidores - Atitudespt_BR
dc.subjectMarketing de relacionamentopt_BR
dc.subjectComportamento do consumidorpt_BR
dc.subjectComércio eletrônicopt_BR
dc.subjectClientes - Fidelizaçãopt_BR
dc.subjectConsumers - Attitudesen
dc.subjectRelationship marketingen
dc.subjectConsumer behavioren
dc.subjectElectronic commerceen
dc.subjectCustomer loyaltyen
dc.titleAntecedentes da intenção de recompra : um estudo com consumidores de e-marketplacept_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
mtd2-br.advisor.instituationUniversidade de Caxias do Sulpt_BR
mtd2-br.advisor.latteshttp://lattes.cnpq.br/2380719227396564pt_BR
mtd2-br.author.lattesBARROS, Í. R.pt_BR
mtd2-br.program.nameMestrado Acadêmico em Administraçãopt_BR
mtd2-br.campusCampus Universitário de Caxias do Sulpt_BR
local.data.embargo2023-03-20


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