Mostrar el registro sencillo del ítem
Contribuições da abordagem centrada na pessoa para crianças com transtorno do espectro autista
dc.contributor.advisor | Marcon, Silvana Regina Ampessan | |
dc.contributor.author | Faccin, Jéssica Thalia Bueno Faccin | |
dc.contributor.other | Sager, Fabio | |
dc.contributor.other | Cemin, Tânia Maria | |
dc.date.accessioned | 2023-03-31T16:54:58Z | |
dc.date.available | 2023-03-31T16:54:58Z | |
dc.date.issued | 2022-12-06 | |
dc.date.submitted | 2022-12-02 | |
dc.identifier.uri | https://repositorio.ucs.br/11338/11820 | |
dc.description | O Transtorno do Espectro Autista - TEA é um transtorno do neurodesenvolvimento que afeta milhares de pessoas a nível global e se manifesta desde os primeiros anos de vida. O objetivo geral deste trabalho é identificar possíveis contribuições do ambiente favorável na Abordagem Centrada na Pessoa para crianças com Transtorno do Espectro Autista. Os objetivos específicos são, descrever o Transtorno do Espectro Autista; apresentar os fundamentos da Abordagem Centrada na Pessoa; caracterizar o ambiente favorável na perspectiva da Abordagem Centrada na Pessoa. A metodologia utilizada tem como base o delineamento exploratório interpretativo e como artefato cultural foi utilizado o filme "O Farol das Orcas", que conta a história de Tristán, um garotinho com o espectro autista que viaja com sua mãe da Espanha para a Patagônia em busca de encontrar as suas emoções. Como instrumento foi produzida uma tabela para descrição e categorização das cenas. Como referencial de análise, utilizou-se a análise de conteúdo, sendo que inicialmente foi feito o recorte e descrição das cenas. As partes emergentes foram agrupadas conforme sua função e significado, e serviram como embasamento para definição das categorias analíticas. Neste trabalho foram elencadas duas categorias: o transtorno do espectro autista (TEA) na infância e o ambiente favorável. Após a análise dos dados, foi possível compreender a contribuição do ambiente favorável na Abordagem Centrada na Pessoa para crianças com Transtorno do Espectro Autista. Conclui-se que a criação do ambiente favorável para desenvolvimento das crianças com autismo é essencial para o seu processo de evolução e amadurecimento saudável. [resumo fornecido pelo autor] | pt_BR |
dc.language.iso | pt | pt_BR |
dc.subject | Psicologia | pt_BR |
dc.subject | Transtornos do espectro autista em crianças | pt_BR |
dc.subject | Comportamento humano | pt_BR |
dc.title | Contribuições da abordagem centrada na pessoa para crianças com transtorno do espectro autista | pt_BR |
dc.type | Monografia | pt_BR |
mtd2-br.advisor.instituation | Universidade de Caxias do Sul | pt_BR |
mtd2-br.program.name | Bacharelado em Psicologia | pt_BR |
mtd2-br.campus | Campus Universitário de Caxias do Sul | pt_BR |
local.data.embargo | 2022-12-09 |
Ficheros en el ítem
Este ítem aparece en la(s) siguiente(s) colección(ones)
-
Psicologia - Bacharelado [266]