Mostrar registro simples

dc.contributor.advisorBohm, Verônica
dc.contributor.authorBoff, Ana Carolina
dc.contributor.otherDias, Daniela Duarte
dc.contributor.otherCemin, Tânia Maria
dc.date.accessioned2023-04-06T18:41:22Z
dc.date.available2023-04-06T18:41:22Z
dc.date.issued2022-12-09
dc.date.submitted2022-11-29
dc.identifier.urihttps://repositorio.ucs.br/11338/11837
dc.descriptionDurante a pandemia do Covid-19, as crianças foram abruptamente impactadas em suas rotinas e no contexto social. Para conter o repentino contágio do vírus, as autoridades de saúde decretaram o isolamento social. Com isso, as instituições escolares precisaram se manter fechadas. Devido a essa demanda, as crianças tiveram que se adaptar a um novo contexto de aprendizagem, como também de interações e socializações. A partir dessa realidade, mesmo atualmente com dados mais favoráveis em relação à pandemia, a indagação que recebe convite para a reflexão é, quais foram os possíveis efeitos deste período de isolamento social para o desenvolvimento cognitivo e comportamental em crianças de 0 a 5 anos? Esse questionamento, incentivou os escritos desta pesquisa. O objetivo geral deste trabalho é identificar possíveis efeitos do isolamento social no desenvolvimento cognitivo e comportamental que possam impactar na aprendizagem em crianças de 0 a 5 anos. Para tal, tem como objetivos específicos identificar aspectos cognitivos e comportamentais no desenvolvimento infantil em crianças de 0 a 5 anos e discutir sobre a interação social como uma estratégia no desenvolvimento infantil para potencializar a aprendizagem. Considera-se as habilidades psicossociais como imprescindíveis na infância, elas servem como amparo para que as crianças possam compreender e interpretar o meio e os diferentes significados ao seu redor. E, mediante esse tempo de isolamento social, constata-se que as oportunidades de relação no convívio social que acontece principalmente no movimento da Educação Infantil, ficaram fora do cotidiano das crianças. Em direção, de alcançar as possíveis respostas para o tema, foi realizado uma pesquisa qualitativa, descritiva e de cunho exploratório, viabilizada por meio da análise de conteúdo. Para tal, foi utilizado um artefato cultural O quarto de Jack como elemento que possibilitou esta investigação. Para melhor organização dos dados foi realizada tabelas de acordo com as categorias de análise definidas a posteriori, por meio da seleção e descrição das cenas do filme. Esse recorte de cenas foi identificado relevante ao problema de pesquisa, sendo assim o estudo elucidou-as. Enfim, por meio do estudo realizado foi possível identificar questões primordiais para o desenvolvimento infantil integral, assim como, aspectos do isolamento social no processo de aprendizagem em crianças de 0 a 5 anos. [resumo fornecido pelo autor]pt_BR
dc.language.isoptpt_BR
dc.subjectPsicologiapt_BR
dc.subjectCrianças - Desenvolvimentopt_BR
dc.subjectIsolamento socialpt_BR
dc.subjectAprendizagempt_BR
dc.titleA criança e o meio: possíveis impactos do isolamento social no desenvolvimento infantilpt_BR
dc.typeMonografiapt_BR
mtd2-br.advisor.instituationUniversidade de Caxias do Sulpt_BR
mtd2-br.program.nameBacharelado em Psicologiapt_BR
mtd2-br.campusCampus Universitário de Caxias do Sulpt_BR


Arquivos deste item

Thumbnail

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples