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dc.contributor.advisorZeilmann, Rodrigo Panosso
dc.contributor.authorVelho, Samuel Inácio
dc.contributor.otherMichels, Alexandre Fassini
dc.contributor.otherReis, Zaida Cristiane dos
dc.contributor.otherBatalha, Gilmar Ferreira
dc.date.accessioned2023-04-11T14:22:42Z
dc.date.available2023-04-11T14:22:42Z
dc.date.issued2023-04-07
dc.date.submitted2022-12-15
dc.identifier.urihttps://repositorio.ucs.br/11338/11843
dc.descriptionEsta dissertação tem por objetivo realizar a identificação do intervalo de máxima eficiência na usinagem de tambores de freio fabricados a partir de ferro fundido cinzento SAE J431 G3500. Para esta determinação, grupos distintos de tambores de freio foram usinados com velocidades de corte de 800, 900, 1.000, 1.100 e 1.200 metros por minuto. Após o término dos ensaios, identificou-se o desgaste que cada inserto de CBN apresentou, relacionando a quantidade de tambores de freio usinados com a velocidade de corte empregada, o tempo utilizado e o custo associado ao processo de usinagem. Como resultado, a condição econômica de usinagem pôde ser determinada quando a velocidade de corte de 800 metros por minuto é utilizada, apresentando um custo de usinagem de $ 9,18 por tambor usinado. A condição de máxima produção foi identificada no emprego da velocidade de 900 metros por minuto, onde foi possível a usinagem de 29 tambores de freio por hora. Com o emprego de velocidades de corte de 800 à 900 metros por minuto, estratégias produtivas devem ser utilizadas dentro deste intervalo, para a obtenção de uma máxima eficiência no processo de usinagem de tambores de freio fabricados a partir de ferro fundido cinzento, quando utilizado insertos de CBN. [resumo fornecido pelo autor]pt_BR
dc.description.abstractThis dissertation aims to identify the range of maximum efficiency in the machining of brake drums made from gray cast iron SAE J431 G3500. For this determination, distinct groups of brake drums were machined with cutting speeds of 800, 900, 1.000, 1.100, and 1.200 meters per minute. After the end of the tests, the wear that each CBN insert presented was identified, relating the number of machined brake drums with the cutting speed used, the time used, and the cost associated with the machining process. As a result, the economic machining condition could be determined when the cutting speed of 800 meters per minute is used, presenting a machining cost of $ 9,18 per machined drum. The maximum production condition was identified using a speed of 900 meters per minute, where it was possible to machine 29 brake drums per hour. With cutting speeds of 800 to 900 meters per minute, productive strategies must be used within this range to obtain maximum efficiency in the machining process of brake drums manufactured from gray cast iron, when using inserts of CBN. [resumo fornecido pelo autor]en
dc.language.isoenpt_BR
dc.language.isoptpt_BR
dc.subjectFerro fundidopt_BR
dc.subjectTorneamentopt_BR
dc.subjectUsinagempt_BR
dc.subjectEficiência industrialpt_BR
dc.subjectCast-ironen
dc.subjectLathingen
dc.subjectMachiningen
dc.subjectEfficiency, Industrialen
dc.titleDeterminação do intervalo de máxima eficiência na usinagem de tambores de freio fundido cinzento SAE J431 G3500 com ferramentas de CBNpt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
mtd2-br.advisor.instituationUniversidade de Caxias do Sulpt_BR
mtd2-br.advisor.latteshttp://lattes.cnpq.br/2426743462898287pt_BR
mtd2-br.author.lattesVELHO, S. I.pt_BR
mtd2-br.program.nameMestrado Profissional em Engenharia Mecânicapt_BR
mtd2-br.contributor.coorientadorZeilmann, Rodrigo Panosso
mtd2-br.campusCampus Universitário de Caxias do Sulpt_BR
local.data.embargo2023-04-05


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