Mostrar registro simples

dc.contributor.advisorMarcon, Silvana Regina Ampessan
dc.contributor.authorGrillo, Bruna Rotta
dc.contributor.otherSager, Fabio
dc.contributor.otherCemin, Tânia Maria
dc.date.accessioned2023-04-14T13:22:54Z
dc.date.available2023-04-14T13:22:54Z
dc.date.issued2022-12-09
dc.date.submitted2022-12-02
dc.identifier.urihttps://repositorio.ucs.br/11338/11850
dc.descriptionA cada 44 nascimentos, uma criança é diagnosticada com Transtorno do Espectro Autista (TEA), esta pode apresentar déficits persistentes na comunicação social e na interação social, possuir padrões restritos e repetitivos de comportamento, interesses ou atividades; sintomas que limitam ou prejudicam o funcionamento diário do ser humano. Diante a esta demanda, a Análise do Comportamento Aplicada (ABA) é utilizada para o planejamento de intervenções para aprimorar o prognóstico de pessoas autistas. Com objetivo de identificar as contribuições da ABA para o desenvolvimento de habilidades sociais em crianças com TEA, o presente trabalho de conclusão de curso tem como objetivos específicos: descrever os sintomas do indivíduo com TEA; caracterizar comportamentos sociais em crianças com TEA; descrever a ABA; descrever como a ABA intervém em comportamentos socialmente relevantes em crianças com TEA. Os assuntos que compõem a revisão da literatura visam contextualizar os objetivos específicos. O trabalho em questão foi fundamentado em uma pesquisa qualitativa, de caráter exploratório e descritivo. Para a análise deste trabalho foi utilizado o documentário ?Em um mundo interior? e, para catalogar e descrever as cenas do artefato cultural, foram utilizadas tabelas. Para a discussão do artefato e explorações de dados, utilizou-se a articulação com o conteúdo que compõe o referencial teórico, chegando-se à síntese de que a ABA contribui para o desenvolvimento de habilidades sociais em crianças com TEA ensinando, passo a passo, o autista a começar a imitar, a fazer pedidos, a responder a pedidos, a participar de trocas verbais com pares, a iniciar interações e a brincar socialmente, entre outras. [resumo fornecido pelo autor]pt_BR
dc.language.isoptpt_BR
dc.subjectPsicologiapt_BR
dc.subjectTranstornos do espectro autistapt_BR
dc.subjectAutismopt_BR
dc.subjectHabilidades sociais em criançaspt_BR
dc.subjectComportamento humano - Análisept_BR
dc.titleAnálise do comportamento aplicada no desenvolvimento de habilidades sociais em crianças com o Transtorno do Espectro Autistapt_BR
dc.typeMonografiapt_BR
mtd2-br.advisor.instituationUniversidade de Caxias do Sulpt_BR
mtd2-br.program.nameBacharelado em Psicologiapt_BR
mtd2-br.campusCampus Universitário de Caxias do Sulpt_BR
local.data.embargo2022-12-15


Arquivos deste item

Thumbnail

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples