Mostrar registro simples

dc.contributor.advisorLucas, João Ignacio Pires
dc.contributor.authorSilva, Valéria da
dc.contributor.otherMarcon, Silvana Regina Ampessan
dc.contributor.otherGonçalves, Roberto Birch
dc.date.accessioned2023-04-25T11:46:31Z
dc.date.available2023-04-25T11:46:31Z
dc.date.issued2023-04-20
dc.date.submitted2022-12-06
dc.identifier.urihttps://repositorio.ucs.br/11338/11879
dc.descriptionAs organizações vêm passando por momentos cada vez mais desafiadores no enfrentamento às mudanças que se aceleram, repercutindo exponencialmente em riscos psicossociais ao quadro de pessoal. No tocante a isso, a preocupação de que forma irão preparar e auxiliar seu quadro de pessoal, com olhar especial aos seus gestores (líderes, gerentes, alto escalão), torna-se uma constância no meio organizacional. Para tanto, as intervenções psicossociais de desenvolvimento, se apresentam necessárias e urgentes. Sendo que nas últimas décadas, o coaching executivo vem se apresentando como um meio fundamental e intervencionista, pelo qual as organizações e os indivíduos constroem e desenvolvem capacidades e habilidades, no sentido de promover as competências executivas necessárias para manterem-se no mercado competitivo em que atuam. O coaching executivo, é utilizado nas empresas em razão de estimular o desenvolvimento profissional e o desenvolvimento de liderança, contribuindo para que ocorram processos de mudança pessoal que resultem no aumento do desempenho profissional. Em contrapartida, um dos maiores desafios enfrentados, é a falta de estudos científicos validados sobre a efetividade do coaching. Neste contexto, o presente estudo tem como objetivo caracterizar a intervenção do coaching executivo buscando por evidências científicas sobre sua efetividade e como esta efetividade está sendo apresentada no âmbito internacional. Para consecução de tal objetivo, este estudo caracteriza-se em primeiro momento, por uma pesquisa qualitativa de caráter exploratório, e num segundo momento apresenta uma revisão sistemática da literatura buscando por estudos que apresentam a efetividade interventiva do coaching executivo. As bases de dados utilizadas foram: BVS Portal de evidências (LILACS, BIREME, OPAS, OMS); Portal de Periódicos CAPES; PSYCNET APA e SCOPUS, em um período de busca entre 2012 e 2022. Como resultado da pesquisa, foram encontrados indícios de efetividade do coaching executivo como intervenção psicossocial, assim como sugestão de ferramentas que podem medir esta efetividade, mesmo que existam diferentes modelos de avaliação. Por fim, a partir dos desfechos encontrados, sugere-se um método em particular de aplicação e avaliação de CE em larga escala, que deverá ser aplicado futuramente em estudos brasileiros realizados como desdobramento desse trabalho. [resumo fornecido pelo autor]pt_BR
dc.description.abstractOrganizations have been going through increasingly challenging times when facing changes that are accelerating, with exponential repercussions on psychosocial risks to the staff. In this regard, the concern with how they will prepare and assist their staff, with a special eye on their managers (leaders, managers, high-ranking), becomes a constant in the organizational environment. Therefore, psychosocial development interventions are necessary and urgent. Since in recent decades, executive coaching has been presented as a fundamental and interventionist means by which organizations and individuals build and develop capabilities and skills, in order to promote the executive skills necessary to remain in the competitive market in which act. Executive coaching is used in companies because it stimulates professional development and leadership development, contributing to personal change processes that result in increased professional performance. On the other hand, one of the biggest challenges faced is the lack of validated scientific studies on the effectiveness of coaching. In this context, the present study aims to characterize the intervention of executive coaching, looking for scientific evidence about its effectiveness and how this effectiveness is being presented at the international level. In order to achieve this objective, this study is characterized, at first, by a qualitative research of an exploratory nature, and in a second moment, it presents a systematic review of the literature, searching for studies that present the interventional effectiveness of executive coaching. The databases used were: VHL Evidence Portal (LILACS, BIREME, PAHO, WHO); CAPES Periodicals Portal; PSYCNET APA and SCOPUS, in a search period between 2012 and 2022. As a result of the research, evidence of the effectiveness of executive coaching as a psychosocial intervention was found, as well as a suggestion of tools that can measure this effectiveness, even though there are different evaluation models . Finally, based on the results found, a particular method of application and evaluation of EC on a large scale is suggested, which should be applied in the future in Brazilian studies carried out as a result of this work. [resumo fornecido pelo autor]en
dc.language.isoenpt_BR
dc.language.isoptpt_BR
dc.subjectCoaching executivopt_BR
dc.subjectAmbiente de trabalho - Aspectos psicológicospt_BR
dc.subjectPsicologiapt_BR
dc.subjectExecutive coachingen
dc.subjectWork environment - Psychological aspectsen
dc.subjectPsychologyen
dc.titleA efetividade de coaching executivo como intervenção psicossocial em gestores organizacionais : uma revisão sistemáticapt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
mtd2-br.advisor.instituationUniversidade de Caxias do Sulpt_BR
mtd2-br.advisor.latteshttp://lattes.cnpq.br/9254709955482894pt_BR
mtd2-br.author.lattesDa Silva, Valériapt_BR
mtd2-br.program.nameMestrado Profissional em Psicologiapt_BR
mtd2-br.campusCampus Universitário de Caxias do Sulpt_BR


Arquivos deste item

Thumbnail
Thumbnail

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples