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dc.contributor.advisorLhullier, Cristina
dc.contributor.authorTelh, Caroline Flores
dc.contributor.otherBoff, Raquel de Melo
dc.contributor.otherSassi, Renata
dc.date.accessioned2023-04-28T13:15:24Z
dc.date.available2023-04-28T13:15:24Z
dc.date.issued2022-12-14
dc.date.submitted2022-11-29
dc.identifier.urihttps://repositorio.ucs.br/11338/11897
dc.descriptionO acolhimento institucional compõe-se de serviços de acolhida de crianças e adolescentes em medida protetiva provisória. Esses serviços contam com uma equipe multiprofissional, incluindo psicólogos, assistentes sociais e educadores sociais. Este trabalho de conclusão de curso busca descrever possíveis atuações do profissional da psicologia junto a crianças e adolescentes em situação de acolhimento institucional. Como objetivos específicos propôs-se caracterizar serviços de acolhimento institucional destinados às crianças e adolescentes no contexto brasileiro, caracterizar o funcionamento das famílias com crianças e adolescentes em situação de acolhimento institucional e elaborar um panorama histórico da inserção do profissional da psicologia nos serviços de assistência social no contexto brasileiro. A estrutura da revisão da literatura buscou responder os objetivos específicos propostos. O delineamento caracteriza uma pesquisa qualitativa, exploratória e descritiva. Como fontes, foram utilizadas duas teses e quatro dissertações, publicadas entre os anos de 2014 a 2019, disponíveis na Biblioteca Digital de Teses e Dissertações. Como instrumento, foi utilizada uma ficha de documentação em formato de tabela. Realizou-se uma revisão integrativa da literatura com base nos dados organizados na tabela. As informações coletadas apresentam-se em três temáticas: Perfil dos Profissionais e Funções Exercidas nos Serviços de Acolhimento Institucional; Atividades do Profissional da Psicologia com os Acolhidos e suas Famílias no Processo de Reintegração Familiar; e Dificuldades na Atuação dos Profissionais da Psicologia e Treinamentos Específicos para a Atuação.A discussão desenvolveu-se a partir dos resultados obtidos. Observa-se que o profissional da psicologia inserido nos serviços de acolhimento institucional tem como responsabilidade um grande número de atividades, como atendimentos individuais e grupais, acompanhamento familiar, elaboração do Plano Individual de Atendimento, participação em audiências e trabalhos multidisciplinares. As dificuldades encontradas no exercício dessas atividades referem-se à grande demanda dos serviços, gerando sobrecarga de trabalho e dificultando o acompanhamento e entendimento de cada caso atendido. Outras dificuldades encontradas relacionam-se à estrutura, à formação profissional, à superlotação dos serviços e, principalmente, à grande lista de atividades que permeiam a rotina dos serviços de acolhimento. Percebe-se a importância da contribuição do profissional da psicologia na saúde mental das crianças e adolescentes acolhidos. Aponta-se que as atuações desse profissional auxiliam no fortalecimento de vínculos familiares, promovendo um processo de desacolhimento saudável e eficaz. Por isso, é necessário viabilizar a atuação do profissional da psicologia nos serviços de acolhimento institucional, capacitando as equipes e fornecendo estrutura para os atendimentos. [resumo fornecido pelo autor]pt_BR
dc.language.isoptpt_BR
dc.subjectPsicologia aplicadapt_BR
dc.subjectAssistência socialpt_BR
dc.subjectHumanização dos serviços de saúdept_BR
dc.subjectPsicólogospt_BR
dc.titleA atuação do profissional da psicologia no acolhimento institucionalpt_BR
dc.typeMonografiapt_BR
mtd2-br.advisor.instituationUniversidade de Caxias do Sulpt_BR
mtd2-br.program.nameBacharelado em Psicologiapt_BR
mtd2-br.campusCampus Universitário de Caxias do Sulpt_BR


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