Terapia cognitivo-comportamental e sintomas de ansiedade social no retorno às atividades presenciais
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Data
2022-12-14Autor
Lopes, Katryne Possamai
Orientador
Lhullier, Cristina
Metadata
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Considerando o contexto de mais de dois anos em distanciamento social, imposto pela pandemia da COVID-19, percebe-se os prejuízos à saúde mental dos indivíduos, evidenciando o aumento dos casos de sintomas de ansiedade. Este trabalho de conclusão de curso objetiva identificar as possíveis contribuições da terapia cognitivo-comportamental no tratamento dos sintomas de ansiedade social no contexto do retorno às atividades presenciais após um período de distanciamento social, imposto como medida de controle do número de casos de contaminação, durante a pandemia da COVID-19. Com base nos objetivos específicos, a revisão da literatura buscou apresentar um breve panorama dos conceitos da terapia cognitivo-comportamental, caracterizar os sintomas de ansiedade social na perspectiva da terapia cognitivo-comportamental e descrever o panorama da saúde mental no retorno às atividades presenciais, no contexto da pandemia da COVID-19. Trata-se de uma pesquisa com delineamento qualitativo e exploratório. Como fontes, foram utilizados 18 vídeos disponíveis na plataforma YouTube, publicados entre os anos de 2020 e 2022, cujo conteúdo principal é ansiedade, ansiedade social e fobia social no contexto do retorno às atividades presenciais após a flexibilização do distanciamento social. Os vídeos foram catalogados em uma tabela e analisados com base na análise de conteúdo Laville e Dionne, seguindo o modelo de categorização de grade mista e a técnica de interpretação do emparelhamento. Foram elaboradas três categorias de análise, sendo elas: Ansiedade Social - Transtorno ou Fenômeno; Sintomas de Ansiedade Social e Retorno às Atividades Presenciais; e Estratégias de Enfrentamento. Os resultados demonstram que o distanciamento social imposto pela pandemia da COVID-19 e seus desdobramentos causaram mudanças significativas nos modos de interações sociais e nas percepções dos indivíduos em relação a si, aos outros e ao mundo. Com isso apontam que há evidências do surgimento de sintomas de ansiedade social como fenômeno do retorno às atividades presenciais após esse período, em diversas fases do desenvolvimento e em diversos contextos sociais e indicam a utilização de algumas técnicas da terapia cognitivo-comportamental como estratégias de enfrentamento para esses sintomas, com a finalidade de modificar os pensamentos disfuncionais relacionados ao retorno às atividades e com isso propor estratégias comportamentais de enfrentamento a esses sintomas de ansiedade social. [resumo fornecido pelo autor]
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