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Importância do vínculo familiar no desenvolvimento infantil e consequências disfuncionais

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TCC Georgia Marin.pdf (307.7Kb)
Data
2022-12-15
Autor
Marin, Georgia
Orientador
Colao, Magda Maria
Metadata
Mostrar registro completo
Resumo
As interações sociais, o ambiente familiar em famílias extensas, a formação de vínculos afetivos e a habilidade social do indivíduo transforma a maneira de como ele se desenvolverá e verá seu entorno, percebendo que a questão biopsicossocial afeta as emoções, atitudes e a psique ao longo da vida. Portanto, o estudo visa a busca de como o vínculo familiar afetivo na criança pode influenciar em sua personalidade e também em como irá se desenvolver ao longo da vida. Nos objetivos busca-se uma análise da literatura sobre desenvolvimento infantil e consequências do vínculo familiar não saudável na vida adulta, ilustração de movimentos e acontecimentos relacionados ao desenvolvimento biopsicossocial do indivíduo, e a busca sobre um desenvolvimento saudável. Na revisão da literatura traz-se conhecimentos acerca de autores clássicos aos atuais, visto as mudanças sociais ocorridas ao longo da história, assim como sobre fases psicossexuais, complexo de édipo, teoria do apego, vínculos desde a infância, ambiente social familiar. A pesquisa realizada visou uma busca qualitativa em artigos, livros, artefato cultural sobre o desenvolvimento infantil, conflitos advindos do mesmo em um ambiente de família extensa. Objetivou a reflexão sobre as direções que serão tomadas e percorridas para compreender o tema, com dados coletados por meio da série Família Moderna e construída uma tabela de cenas na compilação de dados. As considerações finais sobre o tema, considera identificar o complexo de édipo, em diferentes contextos, apontando para a necessidade do aprofundamento dos estudos acerca das novas constituições familiares, uma vez que, nesses casos, é importante a exploração e interpretação dos conteúdos inconscientes. [resumo fornecido pelo autor]
URI
https://repositorio.ucs.br/11338/11910
Collections
  • Psicologia - Bacharelado [266]

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