Mostrar registro simples

dc.contributor.advisorMatter, Suelen Scholl
dc.contributor.authorSomavilla, Roberta
dc.contributor.otherRocha, Alexandre Fritzen da
dc.date.accessioned2023-05-10T18:36:25Z
dc.date.available2023-05-10T18:36:25Z
dc.date.issued2023-03-04
dc.date.submitted2022-12-13
dc.identifier.urihttps://repositorio.ucs.br/11338/11946
dc.descriptionO presente trabalho consiste em uma pesquisa da expressão gestual aliada ao canto. O objetivo da pesquisa foi analisar a relação entre a expressão gestual que o aluno realiza ao cantar e o êxito na emissão sonora solicitada pelo professor no ensino de canto, de forma que haja uma evolução mais clara e rápida de sua voz em diferentes aspectos. Foi realizada uma revisão narrativa de literatura para compor o arsenal teórico da pesquisa e, após, foi feita uma pesquisa pré-experimental por meio da aplicação de exercícios com três alunos da disciplina de Canto II do curso de Licenciatura em Música da Universidade de Caxias do Sul. Foram aplicados exercícios vocais sem movimento gestual e com movimento gestual. Após a realização dos exercícios, foi empregado um questionário fechado a dois professores avaliadores, para verificarem se a conduta da atividade com movimentos trouxe uma melhora na emissão vocal dos cantores. Após o término da atividade, os cantores também foram entrevistados para serem constatadas as suas impressões. No capítulo dois trazemos uma revisão narrativa sobre o canto e as estratégias de expressão gestual. No capítulo três é abordado o método na pesquisa. No capítulo quatro são apresentados os dados coletados. Finalmente, no capítulo cinco, são analisados os dados da pesquisa. Como conclusão, identificou-se que a expressão gestual aliada ao canto trouxe significativa melhora na emissão vocal. [resumo fornecido pelo autor]pt_BR
dc.description.abstractThe present study consists in a research of the gestural expression allied to singing. The objective of the research was to analyze the relation between the gestural expression that the student performs while singing and the success in the sound emission requested by the vocal coach in teaching singing, so that there is a clearer and faster evolution of the voice in different aspects. A narrative review of literature was carried out to compose the theoretical research arsenal and, after, a pre-experimental research was made through the application of exercises with three students of the Singing II discipline of the Degree in Music at the University of Caxias do Sul. Vocal exercises without gestural movement and with gestural movement were applied. After carrying out the exercises, a closed questionnaire was applied to two evaluating teachers, to verify whether the conduct of the activity with movements brought about an improvement in the vocal emission of the singers. After the end of the activities, the singers were also interviewed to confirm their impressions. In chapter two we bring a narrative review about singing and gestural expression strategies. In chapter three the research method is discussed. In chapter four the collected data are presented. Finally, in chapter five, the research data are analyzed. In the conclusion, it was identified that the gestural expression allied to the singing brought significant improvement in the vocal emission. [resumo fornecido pelo autor]pt_BR
dc.language.isoptpt_BR
dc.subjectMúsicapt_BR
dc.subjectLinguagem corporalpt_BR
dc.subjectExpressãopt_BR
dc.subjectGestospt_BR
dc.subjectCantopt_BR
dc.titleA expressão gestual aliada ao cantopt_BR
dc.typeMonografiapt_BR
mtd2-br.advisor.instituationUniversidade de Caxias do Sulpt_BR
mtd2-br.program.nameLicenciatura em Músicapt_BR
mtd2-br.campusCampus 8pt_BR
local.data.embargo2023-03-03


Arquivos deste item

Thumbnail

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples