dc.description | Este trabalho de conclusão de curso investiga o papel do professor nos processos criativos em sala de aula, partindo do estudo da conceitualização de intertextualidade e suas relações inter-gráficas no componente Artes Visuais para discutir a importância da imagem no cotidiano de sala de aula, bem como dos diferentes modos da pesquisa em arte e possibilidades de suas adequações para a realização das atividades artísticas. Também compõe o estudo, a apresentação de um relato de experiência junto ao Ensino Fundamental auxiliando na análise e fundamentação deste estudo a partir de uma abordagem realizada em formato de laboratório de arte. O referencial teórico utilizado conta com as ideias de pesquisadores como Ana Mae Barbosa, Fernando Hernández, Maria Helena Wagner Rossi, Analice Pillar, Maria Fusari e Maria Heloísa Ferraz, bem como Umberto Eco, Armindo Trevisan, Sandra Rey, Silvio Zamboni etc. A realização deste estudo permitiu a ampliação do pensamento de que, para mediar o processo criativo e artístico, o professor deve compreender e, em muitos momentos assumir um papel de produtor, crítico, curador, de sensibilização e estudo constante sobre o mundo da arte e o universo de seus alunos. Conhecer a arte e entender a realidade da turma e suas referências pode ser um caminho para oferecer segurança para que os alunos tragam sua cultura para o trabalho em sala de aula e, assim, compreendam o real sentido da presença da arte na escola e em suas vidas. [resumo fornecido pelo autor] | pt_BR |