Mostrar registro simples

dc.contributor.advisorAlmeida, Claudia Zamboni de
dc.contributor.authorLuchese, Lilo Ceccatto
dc.contributor.otherTisott, Ramon Victor
dc.date.accessioned2023-05-15T14:21:27Z
dc.date.available2023-05-15T14:21:27Z
dc.date.issued2022-12-30
dc.date.submitted2022-12-14
dc.identifier.urihttps://repositorio.ucs.br/11338/11963
dc.descriptionAo questionar com o intuito de entender como a arte foi abordada na pedagogia socialista da União Soviética durante a década de 1920, o estudo presente neste TCC se baseia no materialismo histórico-dialético, método desenvolvido por Karl Marx, e em levantamento bibliográfico. Seu objetivo é analisar de que forma os pioneiros da educação socialista, depois da Revolução Soviética, reformaram e implementaram um novo conceito de educação no país. Para isso, foram utilizadas publicações sobre a revolução russa, sobre o trabalho dos pedagogos soviéticos no campo da educação e sobre o desenvolvimento das propostas para o ensino de arte nas escolas russas. A pesquisa realizada pôde responder ao questionamento inicial ao constatar a existência das Escolas-Comunas, locais de experimentação onde pedagogos e pedagogas socialistas aplicavam, na prática, as propostas da escola única e do trabalho. O estudo também identificou a presença do ensino de arte nas Escolas-Comunas e o papel do exercício docente dos professores de arte na construção da pedagogia socialista. [resumo fornecido pelo autor]pt_BR
dc.description.abstractStarting from the question to understand how art was approached in the socialist pedagogy of the Soviet Union during the 1920s, this final paper is based on dialectical materialism, a method developed by Karl Marx, and on a bibliographical survey. Its objective is to analyze how the pioneers of socialist education, after the Soviet Revolution, reformed and implemented a new concept of education in the country. For this purpose, I used publications on the Russian revolution, on the work of Soviet pedagogues in the field of education and on the development of proposals for teaching art in Russian schools. The research carried out was able to respond to the initial question by verifying the existence of Soviet Schools/Communal Schools, locations for experimentation, where socialist pedagogues applied, in practice, the proposals of a single school and work. The study also confirmed the teaching of art in Soviet Schools/Communal Schools and that the teaching practice of art teachers occupied an important place in the construction of socialist pedagogy. [resumo fornecido pelo autor]pt_BR
dc.language.isoptpt_BR
dc.subjectArte - Estudo e ensinopt_BR
dc.subjectRússia - História - Revolução, 1917pt_BR
dc.subjectEscolas - União Soviéticapt_BR
dc.titleA arte na pedagogia socialista: a União Soviética da década de 1920pt_BR
dc.typeMonografiapt_BR
mtd2-br.advisor.instituationUniversidade de Caxias do Sulpt_BR
mtd2-br.program.nameLicenciatura em Artes Visuaispt_BR
mtd2-br.campusCampus 8pt_BR
local.data.embargo2022-12-29


Arquivos deste item

Thumbnail

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples