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dc.contributor.advisorColombo, Adelair Lino
dc.contributor.authorNovello, Lucas
dc.contributor.otherGrison, Vagner
dc.contributor.otherLinzmaier, Paulo Roberto
dc.date.accessioned2023-06-12T19:23:11Z
dc.date.available2023-06-12T19:23:11Z
dc.date.issued2022-12-21
dc.date.submitted2022-12-01
dc.identifier.urihttps://repositorio.ucs.br/11338/12106
dc.descriptionO objetivo do Volkswagen Fusca era motorizar a Alemanha abalada após a Primeira Guerra Mundial, sendo um carro barato, econômico e de fácil manutenção. Devido aos objetivos adotados no desenvolvimento, as características de desempenho foram desfavorecidas em detrimento da simplicidade de manufatura e de manutenção. Este veículo original não é adequado ao ambiente de rali, um tipo de corrida realizada no fora de estrada, geralmente em altas velocidades, principalmente em estradas sem pavimentação. Essas condições de terreno acidentado geram grandes esforços nos componentes de suspensão, podendo ocasionar quebras. Outro ponto a ser melhorado é a distribuição de peso desfavorável no veículo original, aproximadamente 40% no eixo dianteiro e 60% no eixo traseiro. Para melhor controle dinâmico e maior capacidade de curva, o peso deve ficar concentrado entre os eixos do veículo. Este trabalho teve como objetivo a realização de um estudo cinemático e dinâmico de uma suspensão duplo A para utilização no veículo Volkswagen Fusca em provas de rali, juntamente com o reposicionamento do motor para a posição central traseira. Para isso, realizou-se um estudo dos parâmetros iniciais do veículo e dos parâmetros desejados para um sistema de suspensão de rali. Após, foram realizados cálculos iniciais com base nos parâmetros obtidos no passo anterior. A próxima etapa foi a simulação do sistema em software multicorpos Lotus Suspension Analysis para validar seu funcionamento conforme os parâmetros desejados. A seguir houve a construção do sistema em ambiente SolidWorks para verificar aplicabilidade do modelo em relação ao espaço disponível no veículo. Com este trabalho, conclui-se que foi possível desenvolver um sistema de suspensão focado para rali para o veículo Volkswagen Fusca, e que esse sistema atinge os parâmetros desejados e atende as restrições de espaço no veículo. [resumo fornecido pelo autor]pt_BR
dc.description.abstractThe aim of the Volkswagen Beetle was to power the shaken Germany after the First World War, being a cheap, economical and easy to maintain car. Due to the development goals, the performance characteristics were disadvantaged at the expense of simplicity of manufacture and maintenance. This vehicle is not originally suitable for the rally environment, a type of racing performed outdoors, usually at highway speeds, manly on unpaved roads. These rough terrain conditions put great stress on the suspension components, which can cause damage to the system. Another point to be improved is the unfavorable weight distribution on the original vehicle, approximately 40% on the front axle and 60% on the rear axle. For better dynamic control and greater turning capacity, the weight must be concentrated between the vehicle's axles. This work aimed to carry out a kinematic and dynamic study of a double A suspension for use in the Volkswagen Beetle in rally events, together with the repositioning of the engine to rear mid-engine position. For this, a study of the initial vehicle parameters and the desired parameters for a rally suspension system was carried out. Afterwards, initial calculations were performed based on the parameters obtained in the previous step. The next step was the simulation of the system in Lotus Suspension Analysis multibody software to validate its operation according to the desired parameters. Then there was the construction of the system in SolidWorks environment to verify the applicability of the model in relation to the space available in the vehicle. With this work, it is concluded that it was possible to develop a rally focused suspension system for the Volkswagen Beetle, and that this system reaches the desired parameters and meets the space restrictions in the vehicle. [resumo fornecido pelo autor]pt_BR
dc.language.isoptpt_BR
dc.subjectEngenharia mecânicapt_BR
dc.subjectMétodos de simulaçãopt_BR
dc.subjectAutomóveis - Molas e suspensãopt_BR
dc.titleProjeto, modelagem e simulação de sistema de suspensão duplo a para rali aplicado em VW Fuscapt_BR
dc.typeMonografiapt_BR
mtd2-br.advisor.instituationUniversidade de Caxias do Sulpt_BR
mtd2-br.program.nameBacharelado em Engenharia Mecânicapt_BR
mtd2-br.campusCampus Universitário de Caxias do Sulpt_BR
local.data.embargo2022-12-26


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