• português (Brasil)
    • English
    • español
    • italiano
    • Deutsch
  • português (Brasil) 
    • português (Brasil)
    • English
    • español
    • italiano
    • Deutsch
  • Entrar
Ver item 
  •   Página inicial
  • Editora da Universidade
  • Pesquisa
  • Ver item
  •   Página inicial
  • Editora da Universidade
  • Pesquisa
  • Ver item
JavaScript is disabled for your browser. Some features of this site may not work without it.

Escola democrática e inclusiva: pedagogias, pesquisas e práticas educacionais

Thumbnail
Visualizar/Abrir
Capa.png (395.2Kb)
Data
2023-06-29
Autor
Lemos, Caroline Caldas
Witschoreck, Mirley Tereza Correia da Costa
Kullmann, Niuana
Orientador
Metadata
Mostrar registro completo
Resumo
Este artigo tem como objetivo principal apresentar reflexões sobre cultura escolar inclusiva, direcionando-se mais especificamente à inclusão da deficiência, por considerá- la um desafio ainda maior, levando em conta a história da deficiência e as barreiras sociais que estas pessoas ainda enfrentam nos modelos atuais de escola e sociedade. Com esse intuito, iniciaremos com breves comentários sobre a deficiência na história e seguiremos discorrendo sobre algumas concepções dos Estudos da Deficiência. Na sequência, traremos conceitos de cultura e cultura escolar, a fim de chegar ao delineamento de cultura escolar inclusiva, dialogando com os Estudos da Deficiência e apresentando reflexões que possam contribuir com o entendimento acerca do desenvolvimento de uma cultura escolar inclusiva. Para atingir o objetivo proposto neste artigo, utilizar-se-á o aporte metodológico da revisão narrativa de literatura, que consiste, segundo Rother (2007), em um método que analisa e discute de forma abrangente e crítica determinado assunto do ponto de vista teórico ou contextual. A autora explica que artigos que usam esse estilo de revisão utilizam fontes de informações bibliográficas ou eletrônicas para obter resultados de pesquisas realizadas por outros autores, sem a necessidade de detalhar informações referentes às fontes de informação utilizadas, à metodologia, nem aos critérios de avaliação e seleção dos trabalhos, pois não pretende utilizar dados quantitativos para responder uma questão específica, como acontece com a revisão sistemática. Seguindo o foco da revisão narrativa, tem-se como objetivo adquirir e atualizar o conhecimento da temática proposta para este artigo.
URI
https://ucs.br/educs/livro/escola-democratica-e-inclusiva-pedagogias-pesquisas-e-praticas-educacionais/
Collections
  • Pesquisa [116]

DSpace software copyright © 2002-2016  DuraSpace
Entre em contato | Deixe sua opinião
Theme by 
Atmire NV
 

 

Navegar

Todo o repositórioComunidades e ColeçõesPor data do documentoAutoresTítulosAssuntosEsta coleçãoPor data do documentoAutoresTítulosAssuntos

Minha conta

EntrarCadastro

DSpace software copyright © 2002-2016  DuraSpace
Entre em contato | Deixe sua opinião
Theme by 
Atmire NV