Escola democrática e inclusiva: pedagogias, pesquisas e práticas educacionais
Ver/
Fecha
2023-06-29Autor
Lemos, Caroline Caldas
Witschoreck, Mirley Tereza Correia da Costa
Kullmann, Niuana
Orientador
Metadatos
Mostrar el registro completo del ítemResumen
Este artigo tem como objetivo principal apresentar reflexões sobre cultura escolar inclusiva, direcionando-se mais especificamente à inclusão da deficiência, por considerá-
la um desafio ainda maior, levando em conta a história da deficiência e as barreiras sociais que estas pessoas ainda enfrentam nos modelos atuais de escola e sociedade. Com esse intuito, iniciaremos com breves comentários sobre a deficiência na história e seguiremos discorrendo sobre algumas concepções dos Estudos da Deficiência. Na sequência, traremos conceitos de cultura e cultura escolar, a fim de chegar ao delineamento de cultura escolar inclusiva, dialogando com os Estudos da Deficiência e apresentando reflexões que possam contribuir com o entendimento acerca do desenvolvimento de uma cultura escolar inclusiva. Para atingir o objetivo proposto neste artigo, utilizar-se-á o aporte metodológico da revisão narrativa de literatura, que consiste, segundo Rother (2007), em um método que analisa e discute de forma abrangente e crítica determinado assunto do ponto de vista teórico ou contextual. A autora explica que artigos que usam esse estilo de revisão utilizam fontes de
informações bibliográficas ou eletrônicas para obter resultados de pesquisas realizadas por outros autores, sem a necessidade de detalhar informações referentes
às fontes de informação utilizadas, à metodologia, nem aos critérios de avaliação e seleção dos trabalhos, pois não pretende utilizar dados quantitativos para
responder uma questão específica, como acontece com a revisão sistemática. Seguindo o foco da revisão narrativa, tem-se como objetivo adquirir e atualizar o
conhecimento da temática proposta para este artigo.
Colecciones
- Pesquisa [99]