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dc.contributor.advisor
dc.contributor.authorAmaral, Giana Lange do
dc.date.accessioned2023-07-05T04:30:47Z
dc.date.available2023-07-05T04:30:47Z
dc.date.issued2023-07-03
dc.identifier.isbn978-65-5807-251-5
dc.identifier.urihttps://ucs.br/educs/livro/gatos-pelados-x-galinhas-gordas-ebook/
dc.descriptionA tese e sua atualidade residem na centralidade do olhar da pesquisadora na participação discente, analisando as diferenças ideológicas e educacionais existentes das duas instituições escolares mais antigas, e ainda em funcionamento, na cidade de Pelotas/RS: o Colégio Gonzaga (Galinhas Gordas), de ensino católico, e o Colégio Pelotense (Gatos Pelados), de ensino laico, criado pela Maçonaria. O clima de disputa ideológica entre a Igreja Católica e a Maçonaria em Pelotas, e também no Brasil, a partir de 1930, transferiu-se de forma peculiar para os estudantes até os anos 1960, período abarcado pela pesquisa.pt_BR
dc.language.isopt_BR
dc.titleGatos pelados x galinhas gordaspt_BR
dc.typeLivro Eletrônicopt_BR
dc.degree.grantorUniversidade de Caxias do Sulpt_BR
dc.description.resumoA tese e sua atualidade residem na centralidade do olhar da pesquisadora na participação discente, analisando as diferenças ideológicas e educacionais existentes das duas instituições escolares mais antigas, e ainda em funcionamento, na cidade de Pelotas/RS: o Colégio Gonzaga (Galinhas Gordas), de ensino católico, e o Colégio Pelotense (Gatos Pelados), de ensino laico, criado pela Maçonaria. O clima de disputa ideológica entre a Igreja Católica e a Maçonaria em Pelotas, e também no Brasil, a partir de 1930, transferiu-se de forma peculiar para os estudantes até os anos 1960, período abarcado pela pesquisa.pt_BR
dc.publisher.editoraEducspt_BR
dc.description.edition1ª ed.pt_BR
dc.description.localpubCaxias do Sul - RSpt_BR


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