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dc.contributor.advisorZatta, Patrícia Regina Righês Pereira
dc.contributor.authorAndreis, Tiago
dc.contributor.authorAbreu, Mônica Laís de
dc.contributor.otherZaccani, Raquel
dc.contributor.otherWinck, Aline Dill
dc.date.accessioned2023-07-11T17:01:23Z
dc.date.available2023-07-11T17:01:23Z
dc.date.issued2023-07-11
dc.date.submitted2023-07-05
dc.identifier.urihttps://repositorio.ucs.br/11338/12378
dc.descriptionA inclusão da pessoa com deficiência é um tema amplamente discutido nos dias atuais. Diante disso, o presente estudo teve como objetivo analisar se indivíduos com paralisia cerebral, classificados em diferentes níveis de GMFCS, que fizeram e/ou fazem uso dos serviços de reabilitação, estão incluídos na escola e na sociedade na visão dos familiares. O presente estudo teve o objetivo de analisar se indivíduos com paralisia cerebral, classificados em diferentes níveis de GMFCS, que fizeram e/ou fazem uso dos serviços de reabilitação, estão incluídos na escola e na sociedade. Foi realizada uma pesquisa descritiva, observacional com delineamento transversal, com 52 familiares de crianças e/ou adolescentes com PC, com idades entre 5 e 17 anos. Utilizou-se dois instrumentos, um para coleta dos dados nos prontuários e outro via Google Forms para os pais ou responsáveis. Foi realizada análise descritiva e de frequência absoluta e relativa e o teste de comparação entre proporções com critério de decisão p[sinal de menor ou igual a] 0,05. Os resultados apontaram que a maioria dos portadores de PC participam da escola regular, com predomínio dos níveis de GMFCS II e III, entretanto, conforme a visão dos familiares os portadores mais incluídos na sociedade foram indivíduos com níveis de GMFCS III e V. Na percepção dos familiares as crianças e/ou adolescentes são considerados incluídos na sociedade e frequentam a escola regular. No entanto, indivíduos classificados nos níveis de GMFCS III, IV e V encontram dificuldades de acesso a locais públicos. [resumo fornecido pelo autor]pt_BR
dc.description.abstractThe inclusion of people with disabilities is a topic widely discussed today. In view of this, the present study aimed to analyze whether individuals with cerebral palsy, classified at different levels of GMFCS, who used and/or use rehabilitation services, are included in the school and in society in the view of their family members. The present study aimed to analyze whether individuals with cerebral palsy, classified in different levels of GMFCS, who used and/or use rehabilitation services, are included in school and society. A descriptive, observational, cross-sectional study was carried out with 52 family members of children and/or adolescents with CP, aged between 5 and 17 years. Two instruments were used, one to collect data from the medical records and the other via Google Forms for parents or guardians. Descriptive and absolute and relative frequency analysis and comparison test between proportions with decision criterion p[less than or equal sign] 0.05 were performed. The results showed that most CP patients attend regular school, with a predominance of GMFCS II and III levels, however, according to the family members' view, the most included carriers in society were individuals with GMFCS III and V levels. family members, children and/or adolescents are considered included in society and attend regular school. However, individuals classified at levels of GMFCS III, IV and V find it difficult to access public places. [resumo fornecido pelo autor]pt_BR
dc.language.isoptpt_BR
dc.subjectFisioterapiapt_BR
dc.subjectInclusão escolarpt_BR
dc.subjectIntegração socialpt_BR
dc.subjectParalisia cerebralpt_BR
dc.subjectFamíliaspt_BR
dc.titleInclusão social e escolar de indivíduos com paralisia cerebral: visão da famíliapt_BR
dc.typeArtigopt_BR
mtd2-br.advisor.instituationUniversidade de Caxias do Sulpt_BR
mtd2-br.program.nameBacharelado em Fisioterapiapt_BR
mtd2-br.campusCampus Universitário de Caxias do Sulpt_BR
local.data.embargo2023-08-01


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