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dc.contributor.advisorLhullier, Cristina
dc.contributor.authorSilva, Aline da
dc.contributor.otherSassi, Renata
dc.contributor.otherBraun, Karen Cristina Rech
dc.date.accessioned2023-07-13T16:29:20Z
dc.date.available2023-07-13T16:29:20Z
dc.date.issued2023-07-12
dc.date.submitted2023-06-27
dc.identifier.urihttps://repositorio.ucs.br/11338/12397
dc.descriptionA adolescência é um momento de transição demarcado por transformações de cunho físico, cognitivo, emocional, comportamental e social. Na fase final desse período, os adolescentes se voltam ao planejamento do futuro, colaborando com a construção do projeto de vida. As mídias sociais digitais representam um recurso de compartilhamento de informações e de integração, estabelecendo uma relação com as vivências dos adolescentes. Este trabalho de conclusão de curso visa descrever possíveis repercussões psicossociais da utilização das mídias sociais digitais na construção de projetos de vida na adolescência final. A revisão da literatura estrutura-se a partir dos objetivos específicos, a saber: elaborar um panorama biopsicossocial da adolescência; caracterizar mídias sociais digitais; e conceituar projetos de vida. Trata-se de uma pesquisa qualitativa, de cunho exploratório e interpretativo. A fonte é constituída por quatro vídeos do canal da Safernet Brasil, disponíveis na plataforma YouTube, publicados entre 2020 e 2022. A ficha de documentação é o instrumento utilizado para a codificação dos dados, que foram analisados a partir da análise de conteúdo de Laville e Dionne, seguindo o modelo de categorização misto e a técnica de emparelhamento. Os resultados foram embasados por duas categorias utilizadas para análise: Usos e Repercussões das Mídias Sociais Digitais; e Ensino Médio Integral, Protagonismo Juvenil e Projetos de Vida. A discussão apresentou os prejuízos percebidos pelos adolescentes referentes ao uso das mídias sociais digitais. Esses estão associados à saúde mental, à baixa autoestima e à insegurança on-line. Em contrapartida, os benefícios da utilização das mídias sociais digitais, articulados à educação e ao protagonismo digital, se apresentam como espaço para desenvolvimento de habilidades cognitivas e sociais. Ressalta-se que esse protagonismo digital se desenvolve no contexto do ensino médio integral, por meio da colaboração nas plataformas de mídias sociais digitais, prospectando a construção dos projetos de vida. Com base nos dados analisados, o acesso a conteúdos inadequados à fase do desenvolvimento da adolescência nas mídias sociais digitais pode repercutir na saúde mental, autoestima e segurança dos adolescentes, gerando ansiedade, transtornos alimentares, insatisfação corporal e depressão. Entretanto, a utilização das mídias sociais digitais, aliada às escolas de ensino médio integral, caracterizam-se como um espaço de incentivo ao protagonismo juvenil, levando em conta os interesses dos adolescentes e propondo ações que instrumentalizam os jovens a usá-las de modo favorável para desenvolverem a criatividade, a autonomia e a solidariedade. Estas são consideradas como competências para fazer escolhas éticas e responsáveis em relação aos seus projetos de vida. Sugere-se a realização de pesquisas futuras que possam aprofundar os conhecimentos na área, principalmente em língua portuguesa, visto que foram encontradas poucas produções no idioma. [resumo fornecido pelo autor]pt_BR
dc.language.isoptpt_BR
dc.subjectPsicologia do adolescentept_BR
dc.subjectMídia socialpt_BR
dc.subjectVida - Aspectos psicológicospt_BR
dc.titleRepercussões psicossociais da utilização das mídias sociais digitais na construção de projetos de vida em adolescentespt_BR
dc.typeMonografiapt_BR
mtd2-br.advisor.instituationUniversidade de Caxias do Sulpt_BR
mtd2-br.program.nameBacharelado em Psicologiapt_BR
mtd2-br.campusCampus Universitário de Caxias do Sulpt_BR


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