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dc.contributor.advisorLhullier, Cristina
dc.contributor.authorLorenzet, Lais
dc.contributor.otherBoff, Raquel de Melo
dc.contributor.otherDias, Daniela Duarte
dc.date.accessioned2023-07-14T12:04:36Z
dc.date.available2023-07-14T12:04:36Z
dc.date.issued2023-07-12
dc.date.submitted2023-06-26
dc.identifier.urihttps://repositorio.ucs.br/11338/12406
dc.descriptionO comportamento externalizante na infância relaciona-se com os estilos parentais, em específico no que tange à expressão e à regulação emocional da criança. Os estilos parentais também se apresentam como preditores do desenvolvimento de modos esquemáticos desadaptativos relacionados com o comportamento externalizante. Como objetivo geral deste trabalho, busca-se descrever possíveis articulações entre estilos parentais, regulação emocional e modos esquemáticos em crianças com comportamentos externalizantes. Como objetivos específicos propõe-se: caracterizar estilos parentais e possíveis influências nos comportamentos infantis; apresentar os conceitos principais da Terapia do Esquema para crianças; caracterizar comportamentos externalizantes em crianças com idade escolar e conceitualizar regulação emocional em crianças com idade escolar. A revisão da literatura organiza-se em quatro tópicos, visando contemplar os objetivos específicos propostos. O delineamento compreende uma pesquisa qualitativa, caracterizada como exploratória e interpretativa. Como fontes, utilizou-se de um artefato cultural do tipo filme, nomeado Lição de Vida. Deste, foram selecionadas 45 cenas organizadas em uma tabela composta pelos itens: número, minutagem, descrição e temática principal da cena. O referencial de análise escolhido foi a análise de conteúdo de Laville e Dionne, utilizando-se do modelo misto de categorização e do emparelhamento como estratégia de interpretação dos dados. Foram definidas três categorias de análise, a saber, História de Vida de Eli e de Ken; Relação Inicial de Eli e de Ken no Acampamento e Mudanças na Relação entre Eli e Ken no Acampamento. A discussão dividiu-se em dois tópicos Estilo Parental Negligente, Comportamentos Externalizantes e Regulação Emocional na Infância; e Necessidades Básicas e Modos Esquemáticos na Relação Crianças e Cuidadores. No primeiro tópico, propõe-se que a negligência psicológica e física sofrida pela criança tende a gerar dificuldades na regulação emocional, as quais se expressam em comportamentos externalizantes. E no segundo tópico, evidencia-se que o não atendimento das necessidades emocionais básicas, em específico as de vínculos seguros e autonomia, relaciona-se à ativação dos modos criança zangada e criança enfurecida. Compreende-se que a negligência e a falta de suporte emocional dos cuidadores para com a crianças pode ocasionar comportamentos externalizantes. Situações experienciadas pela criança podem servir como gatilhos para ativação de modos esquemáticos, como o modo criança zangada e o modo criança enfurecida, que se caracterizam por externalizações. No que tange ao atendimento psicológico infantil, salienta-se a importância do trabalho em conjunto com os pais ou cuidadores. Isto porque estes são considerados figuras principais do contexto das crianças, capazes de contribuir na identificação e no suprimento das necessidades emocionais destas e, com isto, para o desenvolvimento saudável e integral. Sugere-se a continuação de pesquisas sobre as práticas parentais e o comportamento externalizante na infância, relacionando o mesmo não apenas a psicopatologias, mas ao contexto vivenciado pela criança. [resumo fornecido pelo autor]pt_BR
dc.language.isoptpt_BR
dc.subjectPsicologiapt_BR
dc.subjectPsicologia infantilpt_BR
dc.subjectTerapia cognitiva focada em esquemaspt_BR
dc.subjectParentalidadept_BR
dc.titleArticulações entre estilos parentais, regulação emocional e modos esquemáticos em crianças com comportamento externalizantept_BR
dc.typeMonografiapt_BR
mtd2-br.advisor.instituationUniversidade de Caxias do Sulpt_BR
mtd2-br.program.nameBacharelado em Psicologiapt_BR
mtd2-br.campusCampus Universitário de Caxias do Sulpt_BR


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