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dc.contributor.advisorLhullier, Cristina
dc.contributor.authorSonda, Beatriz Rodrigues Paduin
dc.contributor.otherMonteiro, Ananaíra
dc.contributor.otherSassi, Renata
dc.date.accessioned2023-07-14T12:39:25Z
dc.date.available2023-07-14T12:39:25Z
dc.date.issued2023-07-12
dc.date.submitted2023-06-27
dc.identifier.urihttps://repositorio.ucs.br/11338/12408
dc.descriptionO discurso de ódio pode ser compreendido como todo e qualquer discurso cujo objetivo seja ofender e insultar um alvo determinado. Esse pode ser difundido por meio de formas simbólicas, tanto de modo presencial, como on-line. O objetivo geral deste trabalho é identificar possíveis compreensões do conceito de ideologia ao fenômeno da disseminação de discursos de ódio nas mídias sociais digitais, na perspectiva da psicologia social latino-americana. Como objetivos específicos propõe-se: caracterizar o fenômeno da disseminação dos discursos de ódio nas mídias sociais digitais no contexto contemporâneo, apresentar um breve panorama histórico e conceitual das mídias sociais digitais e conceituar ideologia a partir da perspectiva da psicologia social latino-americana. A revisão da literatura constitui-se dos tópicos: A Manifestação do Ódio pelo Discurso na Digitalidade, As Mídias Sociais Digitais e o Viver na Digitalidade e A Ideologia como Prática. Realizou-se uma pesquisa qualitativa, exploratória e interpretativa. Foram utilizados 16 vídeos disponíveis na plataforma YouTube, publicados entre outubro de 2022 e abril de 2023, que apresentam a temática do discurso de ódio direcionado a pessoas ou a situações do contexto brasileiro. O conteúdo dos vídeos foi organizado em uma tabela, composta dos itens: título, data de lançamento, canal, minutagem e link do vídeo; pessoa ou situação ao qual o discurso de ódio se dirige; caracterização do objeto do discurso de ódio; caracterização do(s) propagador(es) do discurso de ódio por ele(s) mesmo(s); contextos em que o discurso de ódio acontece; formas simbólicas usadas para difundir/divulgar o discurso de ódio; consequências desejadas pelo(s) propagador(es) do discurso de ódio ao objeto ao qual este se dirige. Realizou-se a interpretação dos dados por meio da análise temática de Braun e Clarke. Elaborou-se três temáticas referentes ao tema, denominadas Características e Consequências do/ao Objeto de Ódio; Características e Formas Simbólicas do Discursor; e Contextos do Discurso de Ódio. Tais temáticas puderam embasar a Discussão acerca dos Resultados, cujo intuito é o de relacionar as informações referentes ao discurso de ódio com os conceitos de ideologia como prática, estratégias discursivas e formas simbólicas, bem como apresentar os processos de migração das mídias para o contexto digital. Ademais, entende-se que as formas simbólicas precisam de um meio pelo qual possam ser veiculadas - e é nesse momento que as mídias sociais digitais entram em cena, proporcionando comunicação rápida, eficaz e, principalmente, pessoas que se permitem ser influenciadas. E, como as formas simbólicas no meio social tem o objetivo de alimentação e reprodução - nesse caso, dos discursos de ódio - dentre as milhares de possibilidades, seu uso também pode ser culminado na disseminação (reprodução) dos discursos de ódio nas mídias sociais digitais. [resumo fornecido pelo autor]pt_BR
dc.language.isoptpt_BR
dc.subjectPsicologia social - América Latinapt_BR
dc.subjectMídia socialpt_BR
dc.subjectIdeologiapt_BR
dc.titleDisseminação dos discursos de ódio e ideologia nas mídias sociais digitais na perspectiva da psicologia social latinoamericanapt_BR
dc.typeMonografiapt_BR
mtd2-br.advisor.instituationUniversidade de Caxias do Sulpt_BR
mtd2-br.program.nameBacharelado em Psicologiapt_BR
mtd2-br.campusCampus Universitário de Caxias do Sulpt_BR


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