Mostrar registro simples

dc.contributor.advisorSchäfer, Maurício
dc.contributor.authorBrum, Jean Cássio
dc.contributor.otherCecconello, Vinício
dc.contributor.otherGarlet, Givanildo
dc.date.accessioned2023-07-20T19:41:30Z
dc.date.available2023-07-20T19:41:30Z
dc.date.issued2023-07-19
dc.date.submitted2023-07-07
dc.identifier.urihttps://repositorio.ucs.br/11338/12491
dc.descriptionTendo em vista a situação do país no que diz respeito ao quadro econômico atual, ao contexto político e às expectativas de melhorias, tanto na visão nacional como na global, o mercado da construção civil permanece excessivamente concorrido e com poucas esperanças de melhorias imediatas e essa concorrência gera uma necessidade de mudança e aperfeiçoamento nos preços e qualidade dos produtos, podendo desenvolver de forma massiva o interesse das construtoras por um melhor desempenho em sua empreitada, melhoria esta que surge através de um gerenciamento, como um todo, eficaz. O presente trabalho tem como objetivo comparar e avaliar os serviços executados por funcionários próprios e terceirizados através de levantamentos realizados no canteiro de obras, sob a ótica da empresa responsável pela gestão do canteiro no que diz respeito a qualidade e produtividade em uma obra de um edifício residencial e comercial em uma cidade da Serra Gaúcha, no estado do Rio Grande do Sul. Todos os serviços avaliados no presente trabalho foram acompanhados diariamente e para todas as equipes utilizou-se os mesmos parâmetros pré-estabelecidos pela empresa. Após o levantamento, organização de análise de dados, notou-se que em alguns serviços a mão de obra terceirizada foi mais eficiente, porém em termos de qualidade foi abaixo em todos os serviços. [resumo fornecido pelo autor]pt_BR
dc.description.abstractIn view of the country's situation regarding the current economic situation, the political context and the expectations for improvements, both in the national and global view, the civil construction market remains excessively competitive and with little hope for immediate improvements and this competition generates a need for change and improvement in prices and quality of products, which can massively develop the interest of construction companies for a better performance in their work, an improvement that arises through an effective management, as a whole. This paper aims to compare and evaluate the services performed by employees and contractors through surveys conducted at the construction site, from the point of view of the company responsible for managing the site with regard to quality and productivity at a work of a residential and commercial building in a city in Serra Gaúcha, Rio Grande do Sul. All services evaluated in this study were monitored daily and for all teams the same parameters pre-established by the company were used. After the survey, organization and data analysis, it was noted that in some services the outsourced labor was more efficient, but in terms of quality it was lower in all services. [resumo fornecido pelo autor]pt_BR
dc.language.isoptpt_BR
dc.subjectEngenharia civilpt_BR
dc.subjectConstrução civil - Mão-de-obrapt_BR
dc.subjectProdutividadept_BR
dc.subjectControle de qualidadept_BR
dc.titleAnálise comparativa entre a mão de obra própria e terceirizada na construção civil em diferentes processospt_BR
dc.typeMonografiapt_BR
mtd2-br.advisor.instituationUniversidade de Caxias do Sulpt_BR
mtd2-br.program.nameBacharelado em Engenharia Civilpt_BR
mtd2-br.campusCampus Universitário da Região dos Vinhedospt_BR
local.data.embargo2023-07-17


Arquivos deste item

Thumbnail

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples