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dc.contributor.advisorLarentis, Fabiano
dc.contributor.authorSilva, Eduardo Robini da
dc.contributor.otherFachinelli, Ana Cristina
dc.contributor.otherCamargo, Maria Emilia
dc.contributor.otherTondolo, Vilmar Antonio Gonçalves
dc.date.accessioned2016-07-29T16:37:35Z
dc.date.available2016-07-29T16:37:35Z
dc.date.issued2016-07-29
dc.date.submitted2016-04-29
dc.identifier.urihttps://repositorio.ucs.br/handle/11338/1253
dc.descriptionO processo de aprendizagem não se desenvolve somente através das instituições de ensino e a aprendizagem, tanto individual como organizacional, pode ocorrer a partir das experiências dos mais velhos, transmitindo seu conhecimento por meio da reflexão advinda do Storytelling de forma informal, onde o aprender e o fazer são elementos fundamentais influenciando a aprendizagem. O objetivo desta dissertação é analisar a contribuição do Storytelling para o processo de reflexão como forma de aprendizagem organizacional. Para atingir o objetivo proposto, foi realizada uma pesquisa de natureza aplicada, com abordagem qualitativa, objetivo exploratório e descritivo. A estratégia utilizada foi o estudo qualitativo genérico, o qual permitiu analisar com maior profundidade, como as pessoas interpretam suas experiências, como elas constroem seus mundos e qual é o significado que elas atribuem às suas experiências. A partir do desenvolvimento do referencial teórico, foi elaborado um roteiro de entrevistas semiestruturadas e entrevista narrativa para a coleta de dados. O objeto da pesquisa são as práticas de Storytelling, sendo que os participantes do estudo são 12 empresários com mais de 10 anos de organização de diferentes setores. Posterior ao desenvolvimento do roteiro e o instrumento de coleta, foi aplicado o piloto e realizado a pesquisa. As entrevistas foram transcritas e para validação dos respondentes, foram expostas novamente para o feedback dos entrevistados. Para a definição do término da coleta de dados, optou-se pelo critério de saturação teórica. Para a análise de dados, foi utilizada a análise de conteúdo com o auxílio do software QSR NVIVO. Os resultados deste estudo apontam que o Storytelling contribui para o processo de reflexão, de modo com que as histórias se tornam um meio de reflexão, onde os ouvintes são estimulados a refletirem pela experiência explicitada pelo Storytelling. A reflexão final deste estudo reside nesta contribuição como uma forma de aprendizagem organizacional, tal contribuição pode ser identificada no esquema ERSSA de aprendizagem proposto. O esquema apresenta tanto a dimensão individual como a organizacional, assim como o contexto formal e informal, e esta dividido em bases (motivos que levam ao Storytelling), processos (o ciclo ERSSA e o contar e ouvir histórias) e resultados (os resultados proporcionados pelo Storytelling e os elementos que levam aos resultados). O esquema ERSSA representa a Aprendizagem Organizacional Experiencial e Reflexiva, onde a interação do individuo com o coletivo é gerado pelas histórias que resultam em aprendizagem e conhecimento. Logo, entende-se que se as empresas estimularem os indivíduos a praticarem o Storytelling dentro das organizações, onde as experiências que cada um carrega possam ser explicitadas e refletidas, em um processo dialógico como ao de contar e ouvir histórias tem-se a contribuição do Storytelling para o processo de reflexão como uma forma de aprendizagem organizacional.pt_BR
dc.description.abstractThe learning process has not developed through educational institutions and learning, both individual and organizational, it would occur from the experiences of the older, transmitting their knowledge through the resulting reflection of Storytelling in an informal way, where learning and do were key elements influencing learning. The purpose of this master thesis is to analyze the Storytelling contribution to the process of reflection as a form of organizational learning. To achieve this purpose, a nature applied research was conducted with a qualitative approach, exploratory objective and descriptive. The strategy used was the generic qualitative study, which allowed us to analyze in greater depth, how people interpret their experiences, how they build their worlds and what is the meaning they attach to their experiences. From the development of the theoretical framework, a roadmap was prepared semi-structured interviews and narrative interviews to collect data. The object of the research are the practices of Storytelling, and the study participants are 12 entrepreneurs with over 10 years of development of different sectors. Further development of the script and the collection instrument, the pilot was implemented and carried out the research. The interviews were transcribed and validation of respondents were exposed again to the feedback from respondents. For the definition of the end of data collection, we opted for the criterion of theoretical saturation. For data analysis, we used the content analysis with the aid of QSR NVivo software. The results of this study indicate that the Storytelling contribute to the reflection process, so that the stories become a means of reflection, where listeners are encouraged to reflect the experience explained by the Storytelling. The final reflection of this study lies in this contribution as a form of organizational learning, this contribution can be identified in the scheme ERSSA learning. The diagram shows both the individual dimension as the organizational, as well as the formal and informal context, and is divided into bases (reasons that lead to Storytelling), processes (the ERSSA cycle and the telling and hearing stories) and results (provided results Storytelling and the elements that lead to the results). The ERSSA scheme is the Experiential and Reflective Organizational Learning, where the interaction of the individual with the collective is generated by the stories that result in learning and knowledge. Therefore, it is understood that if the companies stimulate individuals to practice the Storytelling within organizations where the experiences that each carries may be explained and reflected in a dialogical process and the telling and hearing stories has been the contribution of storytelling for the process of reflection as a form of organizational learning.pt_BR
dc.description.sponsorshipConselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico, CNPqpt_BR
dc.language.isoptpt_BR
dc.subjectAprendizagem organizacionalpt_BR
dc.subjectComportamento organizacionalpt_BR
dc.subjectArte de contar históriaspt_BR
dc.subjectOrganizational learningpt_BR
dc.subjectOrganizational behaviorpt_BR
dc.subjectStorytellingpt_BR
dc.titleAnálise do Storytelling para o processo de reflexão como forma de aprendizagem organizacionalpt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
mtd2-br.advisor.instituationUniversidade de Caxias do Sulpt_BR
mtd2-br.advisor.latteshttp://lattes.cnpq.br/1429749082391610pt_BR
mtd2-br.author.lattesSILVA, E.R.pt_BR
mtd2-br.program.namePrograma de Pós-Graduação em Administraçãopt_BR


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