Ciência da Computação - Bacharelado: Recent submissions
Anzeige der Dokumente 101-120 von 183
-
Desenvolvimento de um compilador de português estruturado para a JVM no portal de algoritmos da UCS
O Portal de Algoritmos da UCS é uma plataforma web composta de uma interface de edição e interpretação de código, em Português Estruturado, uma área com um conjunto de problemas algorítmicos, uma ferramenta para validação ... -
Integração de ferramenta de videoconferência ao Moodle
A busca por Educação a Distância via Internet tem crescido nos últimos tempos, e para ofertá-la é essencial o uso de um ambiente virtual de aprendizagem. O Moodle é apontado como o ambiente virtual de aprendizagem mais ... -
Uma proposta de recomendações para design de interfaces web móveis
Por muito tempo, a maior parte dos usuários da internet usava os desktops como principais dispositivos. Por tal razão, o foco do estudo do design de interação do usuário e do desenvolvimento de websites foi nestes dispositivos. ... -
Story Teller : um jogo para criação de narrativas interativas
Este trabalho mostra como jogos são uma forma interessante para se contar histórias. Narrativas e jogos andam juntos desde o surgimento dos videogames. Conceitos como narrativas em jogos eletrônicos, tecnologias de ... -
Sistema de detecção de intrusão distribuído com monitoramento multiagentes
Neste trabalho é apresentado o conceito de detecção colaborativa em uma arquitetura para um Sistema de Detecção de Intrusão que utiliza do conceito de sistemas multiagentes. O objetivo deste recurso é fazer com que o SDI ... -
Sistema para avaliação da qualidade de dados através de parâmetros físico-químicos da água aplicado a uma bacia hidrográfica
A busca pela qualidade de um produto normalmente é uma meta para qualquer organização. Com a Era da Informação, os dados que geram essas informações devem possuir um alto grau de confiabilidade e qualidade. O estudo de ... -
Estudo de caso sobre uma ferramenta Open Source de Businnes Intelligence aplicada à área da saúde
Business Intelligence (BI) é uma ferramenta que tem se tornado essencial em grandes organizações públicas ou privadas. Ela trabalha com dados armazenados em banco de dados distintos, que são integrados em um Data Warehouse ... -
API para persistência transacional de objetos
Atualmente o padrão de programação orientada a objetos vem sendo muito aplicado ao desenvolvimento de software para diversos tipos de aplicações. As aplicações desenvolvidas que empregam armazenamento de dados em sistemas ... -
Um web searcher agent baseado em regras contextuais e na colaboração entre agentes
Este documento apresenta um estudo para desenvolvimento de um agente que realizará a busca de informações na Web utilizando filtragem semântica. O agente descrito utiliza regras para filtragem dos resultados que são criadas ... -
TIGRIS : um sistema de aferição da participação discente integrado ao ambiente virtual de aprendizagem da UCS
O processo de avaliação é integrante de fundamental relevância no cotidiano das organizações de ensino. Diferentemente da modalidade de ensino presencial, onde mecanismos de avaliação complementares como a análise da ... -
Aquisição e modelagem de conhecimento para desenvolvimento de um assistente pessoal na área da saúde
O acesso ao conhecimento da área da saúde é um processo que exige muitas habilidades, pois a quantidade de informações disponibilizadas nas bases de dados da saúde pública ou bibliográficas é muito grande. Assim, para ... -
Aplicação da mineração de textos na análise de produções textuais
Este trabalho apresenta um estudo sobre Mineração de Textos aplicada ao contexto educacional. No ensino em geral existem muitas produções textuais que precisam ser manualmente analisadas pelos professores. Existe a necessidade ... -
Implantação de um processo de testes na empresa Promob
TDD é a sigla de Test-Driven Development, ou Desenvolvimento Guiado por Testes (BECK, 2010). É uma técnica de desenvolvimento de software, apresentada como parte dos métodos ágeis de desenvolvimento de software (BECK et ... -
Módulo de segurança de compilação de objetos em ambiente de desenvolvimento utilizando banco de dados Oracle
Quando grandes equipes trabalham no desenvolvimento de um sistema, é comum que mais de um desenvolvedor necessite alterar o mesmo código fonte. Para evitar perda ou sobrescrita de código são utilizados softwares de controle ... -
Reconhecimento automático de gêneros musicais utilizando classificadores baseados em múltiplas características
O reconhecimento automático de gêneros musicais é um importante problema de pesquisa que tem recebido muita atenção de pesquisadores e profissionais da música digital. Os benefícios deste reconhecimento podem ser aplicados ... -
Desenvolvimento de um protótipo de aplicativo móvel utilizando ferramenta multiplataforma
O desenvolvimento de aplicativos móveis está amplamente ligado às plataformas dos dispositivos. Com a diversidade de plataformas existentes e suas diferentes linguagens de programação, desenvolver um aplicativo abrangente ... -
Mineração de dados no portal de atendimento e URA da Focco
Este trabalho visa mostrar a importância da Descoberta de Conhecimento em Banco de Dados e como este processo pode ser utilizado para tomada de decisão por organizações através de um estudo de caso realizado na empresa ... -
Implementação de um framework para o controle e a comunicação de microcontroladores ARM na plataforma STM32
O controle de sistemas embarcados habilita desenvolvedores de software a expandir suas capacidades no desenvolvimento de produtos unificando eletrônica e computação. Habilita-os a desenvolver softwares que interagem com ... -
O uso de uma ontologia como base de conhecimento para o desenvolvimento de um jogo eletrônico de aventura
Jogos eletrônicos estão fazendo cada vez mais parte do cotidiano das pessoas. Mesmo as pequenas empresas desenvolvedoras de jogos até as grandes empresas costumam utilizar linguagens imperativas tais como C, C++, C# ou ... -
Kinected Blender : uma solução para criação de animações 3D utilizando Kinect e Blender
A geração da animação de um personagem 3D e complexa e custosa, especialmente para animadores que não possuem uma equipe que auxilie na produção. Isso deve-se ao fato do animador necessitar mudar a pose do personagem a ...