dc.contributor.advisor | Fardo, Marcelo Luís | |
dc.contributor.author | Chies, Eduardo José | |
dc.contributor.other | Boff, Elisa | |
dc.contributor.other | Trajano, Júlio Cézar Colbeich | |
dc.date.accessioned | 2023-08-21T20:10:11Z | |
dc.date.available | 2023-08-21T20:10:11Z | |
dc.date.issued | 2023-08-18 | |
dc.date.submitted | 2023-07-04 | |
dc.identifier.uri | https://repositorio.ucs.br/11338/12638 | |
dc.description | Este trabalho aborda formas de agradar diversas personalidades de jogadores, através de mecânicas e elementos de game design, ao mesmo tempo que aborda jogos competitivos e de que maneira pode ser gerada a competitividade e engajamento contínuo. Desenvolveu-se também um jogo competitivo a fim de proporcionar uma boa experiência do gênero ao jogador. A partir de uma pesquisa teórica, foram investigadas as possíveis personalidades de jogadores de jogos digitais, a fim de descobrir quais elementos agradam quais tipos de personas. Em seguida, foram analisados os principais elementos que compõem um jogo competitivo. Logo depois, analisaram-se três jogos competitivos, a fim de analisar a utilização dos elementos evidenciados. A partir disso, desenvolveu-se um jogo competitivo, que foi submetido a um conjunto de sujeitos, com o objetivo de observar, através de um questionário, a eficácia dos elementos propostos. Ademais, foram analisados os dados recebidos através do questionário e comparados com os fundamentos teóricos. Conclui-se que promover disputa entre jogadores contribui positivamente para o interesse contínuo dos mesmos. [resumo fornecido pelo autor] | pt_BR |
dc.description.abstract | This work addresses ways to please different gamers? personalities, through game mechanics and game design elements, while addressing competitive games and what way competitiveness and continuous engagement of the players can be achieved. A competitive game that provides a good experience of the genre to the player was developed. From a theoretical research, the
possible types of gamers' personalities were investigated, in order to find out which elements appeal to which types of gamers. In addition, the main elements that make up competitive games were analyzed. Furthermore, three competitive games were analyzed, in order to search the use of the elements evidenced. Based on the results, a competitive game was developed, which was also submited to a group of subjects, with the aim of observing, through a questionnaire, the effectiveness of proposed elements. Furthermore, the data collected from the questionnaire was analysed and compared to the theoretical research. It was concluded that promoting dispute between players contributes positively to the continous growth of interest of them. [resumo fornecido pelo autor] | pt_BR |
dc.language.iso | pt | pt_BR |
dc.subject | Jogos eletrônicos | pt_BR |
dc.subject | Jogos - Competições | pt_BR |
dc.subject | Personalidade | pt_BR |
dc.title | Perfect Weapon - Prototype : proporcionando competição e mantendo o engajamento dos jogadores | pt_BR |
dc.type | Monografia | pt_BR |
mtd2-br.advisor.instituation | Universidade de Caxias do Sul | pt_BR |
mtd2-br.program.name | Bacharelado em Criação Digital | pt_BR |
mtd2-br.campus | Campus Universitário de Caxias do Sul | pt_BR |