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dc.contributor.advisorFardo, Marcelo Luís
dc.contributor.authorSantos, Bruno Silva
dc.contributor.otherBoff, Elisa
dc.contributor.otherTrajano, Júlio Cézar Colbeich
dc.date.accessioned2023-08-22T19:31:39Z
dc.date.available2023-08-22T19:31:39Z
dc.date.issued2023-08-18
dc.date.submitted2023-07-04
dc.identifier.urihttps://repositorio.ucs.br/11338/12642
dc.descriptionEste trabalho explora o surgimento, a ressurgência e a popularidade de jogos voltados para gêneros de nicho a partir da transição da distribuição física de conteúdo para a distribuição digital, assim como os sistemas e as ferramentas implementadas nessa transição, como Sistemas de Recomendação e classificação por tags. Para melhor compreensão do impacto dessa mudança, foi estudado o gênero do Adventure point-and-click como um ponto focal para análise de sua trajetória, um gênero que decaiu em popularidade e deixou de ser produzido devido à maneira que os jogos eram distribuídos em meio físico, e ressurgiu com o mercado independente de jogos e a distribuição digital. Também foi realizada a análise de três jogos point-and-click lançados recentemente a fim de verificar os elementos utilizados por eles em iterações modernas da fórmula. A partir dos dados teóricos levantados, foi desenvolvido um jogo Adventure utilizando elementos característicos e populares do gênero, e após lançado foi analisado se o projeto conseguiu atingir seu público-alvo por meio dos Sistemas de Recomendação e classificação por tags de uma plataforma digital. Enquanto o jogo desenvolvido utilizou grande parte dos elementos estudados do gênero, ele falhou em atingir seu público-alvo por meio dos sistemas da plataforma e de publicações realizadas em fóruns do nicho escolhido. Assim, conclui-se que é necessário realizar ações de marketing em conjunto ao desenvolvimento para que as chances de o projeto encontrar sua audiência seja elevada. [resumo fornecido pelo autor]pt_BR
dc.description.abstractThis work explores the emergence, resurgence and growing popularity of video games developed for niche genres as a result of the transition from physical to digital distribution, as well as the systems and tools implemented in this transition, such as Recommender Systems and classification using tags. To better explain the impact of this transition, the Adventure point-and-click genre was used as a focal point to analyze its trajectory, a genre that decayed in popularity and stopped being produced because of the way video games were distributed physically, and resurfaced with the independent game market and digital distribution. Furthermore, three recently released point-and-click games were analyzed in order to identify the genre elements used in modern iterations of the formula. From the data collected in this work, an Adventure game was developed, using characteristic and popular elements from the genre, and after its release it was analyzed if it managed to reach its target audience by using the Recommender Systems and tag classification present in a digital store. While the developed game used a major part of the elements from the genre studied previously, it failed in reaching its target audience using the platform's systems and publications in forums dedicated to the chosen niche genre. Therefore, the work concludes it is necessary to perform actions related to marketing alongside development to increase the chances the project will be found by its audience. [resumo fornecido pelo autor]pt_BR
dc.language.isoptpt_BR
dc.subjectJogos eletrônicospt_BR
dc.subjectJogos de aventura para computadorpt_BR
dc.subjectCanais de distribuiçãopt_BR
dc.titleDistribuição digital: explorando a ascensão dos gêneros de nicho por meio do Adventure Point-and-clickpt_BR
dc.typeMonografiapt_BR
mtd2-br.advisor.instituationUniversidade de Caxias do Sulpt_BR
mtd2-br.program.nameCriação Digitalpt_BR
mtd2-br.campusCampus Universitário de Caxias do Sulpt_BR


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