Mostrar el registro sencillo del ítem

dc.contributor.advisorMadalozzo, Magda Macedo
dc.contributor.authorRêgo, Renata Maranhão Bressan
dc.contributor.otherMarcon, Silvana Regina Ampessan
dc.contributor.otherKanan, Lilia Aparecida
dc.date.accessioned2023-10-31T12:32:09Z
dc.date.available2023-10-31T12:32:09Z
dc.date.issued2023-10-31
dc.date.submitted2023-08-29
dc.identifier.urihttps://repositorio.ucs.br/11338/12761
dc.descriptionO objetivo principal desta pesquisa foi analisar os fatores de risco e proteção psicossociais, percebidos pelos gestores de unidades estratégicas e táticas de uma instituição financeira federal, presentes na Avaliação de Desempenho (AD) e suas implicações para o fortalecimento de um ambiente de trabalho produtivo e saudável. Para isso, realizou-se uma pesquisa qualitativa e transversal com 28 gestores, por meio de sessões de grupos (à semelhança de grupo focal) e entrevistas individuais, cujos tópicos de discussão foram conduzidos mediante roteiro de questões semiestruturadas. As informações obtidas em cada sessão foram degravadas com o software Sonix e submetidas a análise de conteúdo com o auxílio do software Atlas.ti. A análise de conteúdo foi fundamentada nos estudos de Bardin (2004), cujo refinamento das informações possibilitou a criação das categorias iniciais, intermediárias e finais. O material coletado dos 4 grupos focais e das duas entrevistas individuais, realizados no período de maio a junho de 2023, foi analisado a posteriori e resultou em 253 categorias iniciais, que foram agrupadas em 13 categorias intermediárias e das quais derivou-se as 5 categorias finais: O processo de AD; FPT percebidos no processo de AD; impactos e possibilidades do processo de AD; percepções e sentimentos vinculados ao processo de AD e trabalho remoto. Como produto técnico desta pesquisa, foi desenvolvida uma proposta de qualificação para gestores: Gestão de Fatores Psicossociais no Sistema de Avaliação de Desempenho, cujo objetivo é capacitar os participantes na identificação dos principais fatores psicossociais no trabalho (FPT) presentes na AD, e desta forma possibilitar intervenções que fortaleçam os aspectos positivos da AD. Para subsidiar as reflexões e discussões propostas na capacitação, com os resultados obtidos na pesquisa, foi organizado um protocolo de conduta - Gestão estratégica de FPT no sistema de avaliação de desempenho: protocolo de conduta. Os principais resultados obtidos identificaram a cultura organizacional, a comunicação e a atuação da liderança como FPT que podem influenciar na validação do processo avaliatório pelos participantes e consequentemente no fortalecimento de um ambiente de trabalho mais saudável e produtivo. A pesquisa também corroborou com demais estudos que retratam a influência da AD no comportamento, bem como a importância de compreender os FPT presentes na AD e deste modo atuar na descentralização de esforços que mitiguem as consequências dos fatores de riscos psicossociais e fortaleçam os fatores de proteção psicossociais. O estudo reforçou ainda a necessidade de intervenções e ações de capacitação que desenvolvam a liderança em relação aos FPT e ao uso adequado da AD. Embora o estudo tenha como limitação a especificidade do público-alvo pesquisado e ter sido realizado em uma única organização, pôde-se dentro da perspectiva dos participantes e por meio da revisão bibliográfica realizada, identificar possibilidades de estudos futuros, tanto na organização pesquisada, quanto no meio acadêmico. [resumo fornecido pelo autor]pt_BR
dc.description.abstractThe main objective of this research was to analyze the psychosocial risk and protective factors perceived by managers of strategic and tactical units in a federal financial institution, which influence the performance appraisal system and its implications for strengthening a productive and healthy work environment. To achieve this, a qualitative and cross-sectional research was conducted with 28 managers, using focus group sessions and individual interviews, guided by a semi-structured questionnaire. The information obtained from each session was transcribed using Sonix software and subjected to content analysis with the support of Atlas.ti software. The content analysis was based on Bardin's studies (2004), which refined the information and allowed for the creation of initial, intermediate, and final categories. The data collected from the 4 focus groups and the two individual interviews, conducted from May to June 2023, were subsequently analyzed and resulted in 253 initial categories, which were grouped into 13 intermediate categories and led to the derivation of 5 final categories: The performance appraisal process; Psychosocial factors perceived in the performance appraisal process; Impacts and possibilities of the performance appraisal process; Perceptions and feelings related to the performance appraisal process and remote work. As a technical product of this research, a qualification proposal for managers was developed: "Management of Psychosocial Factors in the Performance Appraisal System," aiming to equip participants with the skills to identify the key psychosocial factors at work (PSFs) present in the performance appraisal (PA) process and, thus, enable interventions that strengthen the positive aspects of PA. To support the reflections and discussions proposed in the training, a conduct protocol was organized using the results obtained in the research: "Strategic Management of PSFs in the Performance Appraisal System: Conduct Protocol." The main results identified organizational culture, communication, and leadership behavior as psychosocial factors that can influence the validation of the appraisal process by participants and consequently strengthen a healthier and more productive work environment. The research also corroborated with other studies that depict the influence of performance appraisal on behavior, as well as the importance of understanding the psychosocial factors present in the appraisal process and thereby acting on decentralizing efforts to mitigate the consequences of psychosocial risk factors and strengthen psychosocial protective factors. The study further emphasized the need for interventions and training actions to develop leadership regarding psychosocial factors and proper use of the appraisal process. Although the study has limitations due to the specificity of the target audience and being conducted in a single organization, it was possible, based on the participants' perspective and the literature review conducted, to identify possibilities for future studies both in the researched organization and in the academic field. [resumo fornecido pelo autor]en
dc.language.isoenpt_BR
dc.language.isoptpt_BR
dc.subjectPsicologia organizacionalpt_BR
dc.subjectTrabalho - Aspectos psicológicospt_BR
dc.subjectSaúde e trabalhopt_BR
dc.subjectPessoal - Avaliaçãopt_BR
dc.subjectOrganizational psychologyen
dc.subjectWork - Psychological aspectsen
dc.subjectHealth and worken
dc.subjectEmployees - Rating of en
dc.titleAvaliação de desempenho sob a perspectiva dos fatores psicossociais no trabalhopt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
mtd2-br.advisor.instituationUniversidade de Caxias do Sulpt_BR
mtd2-br.advisor.latteshttp://lattes.cnpq.br/3389067014839991pt_BR
mtd2-br.author.lattesRego, R.pt_BR
mtd2-br.program.nameMestrado Profissional em Psicologiapt_BR
mtd2-br.campusCampus Universitário de Caxias do Sulpt_BR
local.data.embargo2023-10-30


Ficheros en el ítem

Thumbnail
Thumbnail

Este ítem aparece en la(s) siguiente(s) colección(ones)

Mostrar el registro sencillo del ítem