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dc.contributor.advisorCemin, Tânia Maria
dc.contributor.authorNonemacher, Gisela
dc.contributor.otherGodoy, Rossane Frizzo de
dc.date.accessioned2023-11-28T18:03:25Z
dc.date.available2023-11-28T18:03:25Z
dc.date.issued2023-11-27
dc.date.submitted2023-11-24
dc.identifier.urihttps://repositorio.ucs.br/11338/12804
dc.descriptionO presente trabalho tem por objetivo abordar as vivências dos pais com filhos com Paralisia Cerebral sob a ótica da logoterapia. Diante de diagnósticos e incertezas desta doença, muitos pais podem passar por indagações e dificuldades para lidar com essa situação, sendo que a logoterapia pode apresentar-se como uma das fontes terapêuticas coadjuvantes para lidar com este assunto. O principal objetivo deste trabalho é identificar possíveis contribuições da logoterapia em relação a pais de filhos com diagnóstico de Paralisia Cerebral. Para fundamentar o trabalho a revisão de literatura foi estruturada a partir dos objetivos específicos que abordam a caracterização da Paralisia Cerebral infantil, apresentar principais vivências dos pais diante do diagnóstico de PC do filho e descrever possíveis contribuições da logoterapia para auxiliar os pais com filhos com esse diagnóstico. Foi realizada uma pesquisa estruturada através de um delineamento qualitativo, de cunho interpretativo e exploratório. Utilizou-se o filme Meu Pé Esquerdo como artefato cultural, foram selecionadas quatorze cenas. Como instrumento, foi elaborada uma tabela com os resultados organizados em três categorias de análise, sendo: diagnóstico de Paralisia Cerebral, sentido da vida para a mãe e sentido da vida para o pai. A primeira categoria analisada, foi constituída de uma breve descrição sobre a paralisia cerebral (PC), além de tecer considerações sobre o impacto desse diagnóstico principalmente para o pai do menino Christy, em que sentimentos de ira e revolta permearam sua trajetória paterna perante amigos e família. A segunda categoria é voltada ao sentido da vida que este filho com PC representa para a mãe, considerando aspectos teóricos da abordagem da logoterapia. A análise do filme utilizado como artefato cultural foi fundamentada através dos pilares como a liberdade de sentido, vontade de sentido e sentido da vida. Através da dimensão noética, dos valores de vivência, do amor desta mãe pelo filho e dos valores de atitude diante de um sofrimento inevitável, esta categoria pode estar relacionada a uma superação dessa mãe diante da dor e sofrimento, configurando-se que este filho deficiente pode estar representando o sentido de sua vida. A terceira e última categoria abordou o sentido que este filho tem para o pai, ela foi subdividida em duas partes, primeiramente é analisada as vivências do sofrimento do pai para aceitar o filho deficiente. A construção desta análise, foi fundamentada em apontamentos sobre o luto de um filho idealizado e a importância do papel da família para o bom desenvolvimento e aceitação de um filho com PC neste contexto. A segunda parte, foi constituída pelos momentos em que o pai aceita o filho como membro legítimo da família Brown. Desta forma, pode-se identificar no filme analisado que independente das sequelas de um diagnóstico de PC, o sentido da vida pôde ser encontrado e vivenciado junto à família. Assim, os fundamentos da logoterapia podem constituir ferramentas importantes para auxiliar nesta busca. [resumo fornecido pelo autor]pt_BR
dc.language.isoptpt_BR
dc.subjectParalisia cerebralpt_BR
dc.subjectLogoterapiapt_BR
dc.subjectPais e filhospt_BR
dc.titleVivências dos pais com filhos com paralisia cerebral: um olhar da logoterapiapt_BR
dc.typeTCCpt_BR
mtd2-br.advisor.instituationUniversidade de Caxias do Sulpt_BR
mtd2-br.program.namePsicologia - Bachareladopt_BR
mtd2-br.campusCampus Universitário de Caxias do Sulpt_BR
local.data.embargo2023-11-25


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