Mostrar registro simples

dc.contributor.advisorJunqueira, Nanci da Silva Teixeira
dc.contributor.authorFabian, Carolina Calgaro
dc.contributor.otherVergani, Daiane de Oliveira Pereira
dc.contributor.otherSantos, Cristiane Alves dos
dc.date.accessioned2023-12-12T19:02:04Z
dc.date.available2023-12-12T19:02:04Z
dc.date.issued2023-12-08
dc.date.submitted2023-11-20
dc.identifier.urihttps://repositorio.ucs.br/11338/12874
dc.descriptionTrata-se de um trabalho cujo objetivo foi identificar quais as ações o enfermeiro pode realizar para que a gestante seja protagonista durante sua gestação e trabalho de parto. Foi realizada uma pesquisa qualitativa no período de março a novembro de 2023, utilizando os descritores "gestantes", "enfermagem" e "autonomia" juntos nas bases de dados BVS e LILACS. Os resultados encontrados foram 71 publicações que, aplicando os critérios de inclusão e exclusão, obteve-se uma amostra final de 11 artigos, que foram analisados, desenvolvendo-se categorias de acordo com as ações que mais se repetiram. Os resultados principais foram quanto as ações do enfermeiro para desenvolver o protagonismo materno, elaboradas categorias, sendo as principais fornecer informações, promover um ambiente acolhedor e informar quanto aos direitos das gestantes. Também se obteve resultados quanto as ações que a gestante pode desempenhar, sendo as principais categorias desenvolvidas buscar informações corretas, aderir ao pré-natal e escolher as posições para o parto. Outro resultado foi quanto os desfechos entre as ações do enfermeiro e da gestante, tendo por resultados a melhora na saúde materno-infantil, redução da morbimortalidade materna, melhores noções de relacionamento familiar e redução na utilização de medicamentos. Concluiu-se que o acesso à informação durante o pré-natal é ponto chave para que a gestante detenha a autonomia e possa se desenvolver vínculo entre ela e os profissionais do serviço, favorecendo seu protagonismo. [resumo fornecido pelo autor]pt_BR
dc.description.abstractThis study aims at identifying which actions a nurse can do to empower pregnant women to be protagonists during their pregnancy and childbirth. A qualitative research was conducted from March to November 2023, using the descriptors "pregnant women," "nursing," and "autonomy" combined in the BVS and LILACS databases. The results found were 71 publications, and by applying inclusion and exclusion criteria, a final sample of 11 articles was obtained, which were analyzed, developing categories based on the most repeated actions, The main results were related to the actions of the nurse to promote maternal protagonism and categories were also created, including providing information, creating a welcoming environment, and informing about the rights of pregnant women. Results were also obtained regarding the actions that pregnant women can take, with the main categories developed being seeking accurate information, adhering to prenatal care, and choosing birthing positions. Another outcome was the relationship between the actions of the nurse and the pregnant woman, resulting in improved maternal and infant health, a reduction in maternal morbidity and mortality, enhanced notions of family relationships, and a decrease in the use of medications. It was concluded that access to information during prenatal care is a key factor for pregnant women to attain autonomy and establish a bond between them and the service professionals, thereby promoting their protagonism. [resumo fornecido pelo autor]pt_BR
dc.language.isoptpt_BR
dc.subjectEnfermagem obstétricapt_BR
dc.subjectCuidado pré-natalpt_BR
dc.subjectCuidados de enfermagempt_BR
dc.subjectGestantespt_BR
dc.subjectGravidezpt_BR
dc.titlePapel do enfermeiro no protagonismo da mulher na gestação e trabalho de partopt_BR
dc.typeMonografiapt_BR
mtd2-br.advisor.instituationUniversidade de Caxias do Sulpt_BR
mtd2-br.program.nameBacharelado em Enfermagempt_BR
mtd2-br.campusCampus Universitário de Caxias do Sulpt_BR
local.data.embargo2023-12-07


Arquivos deste item

Thumbnail

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples