• português (Brasil)
    • English
    • español
    • italiano
    • Deutsch
  • English 
    • português (Brasil)
    • English
    • español
    • italiano
    • Deutsch
  • Login
View Item 
  •   DSpace Home
  • Editora da Universidade
  • Pesquisa
  • View Item
  •   DSpace Home
  • Editora da Universidade
  • Pesquisa
  • View Item
JavaScript is disabled for your browser. Some features of this site may not work without it.

Celebrando 15 anos de estudos investigativos em torno de temas de Educação| Vol.14

Thumbnail
View/Open
Capa.jpg (45.11Kb)
Date
2023-12-12
Author
Soares, Eliana Maria do Sacramento
Rela, Eliana
Luchese, Terciane Ângela
Orientador
Metadata
Show full item record
Abstract
A razão que mobiliza tanto esforço desenvolvido pelos pesquisadores em Educação para publicar seus achados de pesquisa, seus argumentos e ideias, só se justifica se for para fazer chegar ao leitor tais escritos. Isso parece óbvio, mas infelizmente a forte indução por resultados e por desempenhos nos indicadores avaliativos que recai sobre os pesquisadores e os programas de pós-graduação no Brasil e no exterior não permite uma conexão imediata entre elementos que deveriam ser absolutamente vinculados: a elaboração do texto de divulgação científica e o compromisso com a socialização do conhecimento. Logo, os vários textos divulgando os resultados das pesquisas, mesmo parecendo algo interessante e progressista, podem representar apenas a busca incansável por produzir cada vez mais para responder a modelos avaliativos e parâmetros que colocam a quantidade de produção como elemento mais importante do que a qualidade do que se produz. Isso não quer dizer, todavia, que buscar publicar mais resultados de pesquisa não seja algo importante, pelo contrário, o compromisso basilar de todo cientista é levar seus achados ao público, quantos sejam eles. A questão é que tensionar as fronteiras do conhecimento buscando inovações e avanços - e quanto mais se consegue fazer isto, mais contribuição potencialmente pode trazer à comunidade científica e à sociedade - não se mensura pelo quanto se escreve, mas pela qualidade do que se escreve. Esta obra foi escrita para ser lida, para chegar a um público que, possivelmente, não chegaria a esses estudos de outra forma e, por fim, para acervar e celebrar a ciência desenvolvida com qualidade pelo Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade de Caxias do Sul.
URI
https://ucs.br/educs/livro/celebrando-15-anos-de-estudos-investigativos-em-torno-de-temas-de-educacao-vol14-4321/
Collections
  • Pesquisa [118]

DSpace software copyright © 2002-2016  DuraSpace
Contact Us | Send Feedback
Theme by 
Atmire NV
 

 

Browse

All of DSpaceCommunities & CollectionsBy Issue DateAuthorsTitlesSubjectsThis CollectionBy Issue DateAuthorsTitlesSubjects

My Account

LoginRegister

DSpace software copyright © 2002-2016  DuraSpace
Contact Us | Send Feedback
Theme by 
Atmire NV