dc.contributor.advisor | Larentis, Fabiano | |
dc.contributor.author | Spido, Cristiane | |
dc.contributor.other | Fachinelli, Ana Cristina | |
dc.contributor.other | Mecca, Marlei Salete | |
dc.contributor.other | Figueiredo, Marina Dantas de | |
dc.date.accessioned | 2024-01-31T14:18:17Z | |
dc.date.available | 2024-01-31T14:18:17Z | |
dc.date.issued | 2024-01-30 | |
dc.date.submitted | 2023-12-06 | |
dc.identifier.uri | https://repositorio.ucs.br/11338/12999 | |
dc.description | A Aprendizagem Organizacional quando aliada aos processos da Governança Corporativa decorrente da constituição de seus princípios, pode ser considerada uma forma de vantagem competitiva e sustentável nas organizações. Esta vantagem, pode ocorrer devido aos processos de compartilhamento do conhecimento onde entende-se, que à medida que a Governança Corporativa é implementada, existe uma potencialização de fatores de aprendizagem organizacional, tais como diálogo, interação com o ambiente externo, experimentação e atualização de conhecimento. Este estudo, tem por objetivo analisar a contribuição dos processos de Aprendizagem Organizacional, formal e informal, bem como sua interação, aos princípios de Governança Corporativa, objetivando compreender como ocorre a constituição dos princípios de Governança Corporativa na organização. O método de pesquisa utilizado foi qualitativo genérico, tendo entrevistado 10 participantes de 5 empresas diferentes, com estratégia de pesquisa baseada em entrevistas que utilizou de um roteiro semiestruturado. As empresas selecionadas para o estudo foram organizações localizada na região sul do país. Os resultados demonstraram que a Aprendizagem Organizacional está relacionada às melhorias, diferenciais e vantagens competitivas presentes na constituição dos princípios da Governança Corporativa, possibilitando enfrentar os desafios do ambiente competitivo através de análise crítica dos pontos falhos, identificados por meio de um processo contínuo de aperfeiçoamento. [resumo fornecido pelo autor] | pt_BR |
dc.description.abstract | Organizational Learning, when combined with Corporate Governance processes resulting from the constitution of its principles, can be considered a form of competitive and sustainable advantage in organizations. This advantage may occur due to knowledge sharing processes where it is understood that as Corporate Governance is renewed, there is an enhancement of organizational learning factors, such as dialogue, interaction with the external environment, experimentation and knowledge updating. This study aims to analyze the contribution of formal and informal Organizational Learning processes, as well as their interaction, to the principles of Corporate Governance, aiming to understand how the constitution of Corporate Governance principles occurs in the organization. The research method used was general qualitative, having interviewed 10 participants from 5 different companies, with a research strategy based on interviews that used a semi-structured script. The companies selected for the study were organizations located in the southern region of the country. The results presented as Organizational Learning are related to the improvements, differences and competitive advantages present in the constitution of the principles of Corporate Governance, making it possible to face the challenges of the competitive environment through critical analysis of weak points, identified through a continuous process of improvement. [resumo fornecido pelo autor] | en |
dc.description.sponsorship | Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, Capes | pt_BR |
dc.language.iso | en | pt_BR |
dc.language.iso | pt | pt_BR |
dc.subject | Aprendizagem organizacional | pt_BR |
dc.subject | Governança corporativa | pt_BR |
dc.subject | Administração | pt_BR |
dc.subject | Organizational learning | en |
dc.subject | Corporate governance | en |
dc.subject | Management | en |
dc.title | Os processos de aprendizagem organizacional e sua contribuição com os princípios da governança corporativa | pt_BR |
dc.type | Dissertação | pt_BR |
mtd2-br.advisor.instituation | Universidade de Caxias do Sul | pt_BR |
mtd2-br.advisor.lattes | http://lattes.cnpq.br/8505989287954618 | pt_BR |
mtd2-br.author.lattes | SPIDO, C. | pt_BR |
mtd2-br.program.name | Mestrado Acadêmico em Administração | pt_BR |
mtd2-br.contributor.coorientador | Eckert, Alex | |
mtd2-br.campus | Campus Universitário de Caxias do Sul | pt_BR |
local.data.embargo | 2024-01-29 | |