Mostrar el registro sencillo del ítem
Habilidades sociais em adolescentes do ensino médio: possíveis contribuições do psicólogo escolar
dc.contributor.advisor | Lhullier, Cristina | |
dc.contributor.author | Silva, Franciele Pereira da | |
dc.contributor.other | Scherer, Clarissa Giuliani | |
dc.contributor.other | Braun, Karen Cristina Rech | |
dc.date.accessioned | 2024-01-31T19:15:10Z | |
dc.date.available | 2024-01-31T19:15:10Z | |
dc.date.issued | 2023-12-08 | |
dc.date.submitted | 2023-11-21 | |
dc.identifier.uri | https://repositorio.ucs.br/11338/13007 | |
dc.description | As medidas sanitárias e de isolamento social, vigentes durante a pandemia da COVID-19, impactaram nos processos de aprendizagem e nas relações sociais de adolescentes brasileiros. Habilidades sociais são definidas como o conjunto de competências necessárias para expressar sentimentos e comportamentos de maneira adequada nos ambientes sociais. O treinamento de habilidades sociais pode ser uma possibilidade de intervenção no contexto educacional de adolescentes na retomada das atividades presenciais. O objetivo geral deste trabalho é identificar possíveis contribuições do psicólogo escolar na (re) aquisição das habilidades sociais em adolescentes no retorno às atividades presenciais no ensino médio. Os objetivos específicos abrangem: descrever os desafios da educação no contexto da pandemia da COVID-19 e no retorno às atividades presenciais; caracterizar a adolescência no contexto escolar; elaborar um breve panorama da atuação do psicólogo escolar; conceituar habilidades sociais (HS). A revisão da literatura foi organizada em tópicos com base nos objetivos específicos. O delineamento escolhido foi o de uma pesquisa qualitativa exploratória e interpretativa. As fontes utilizadas foram o documentário Profissão Repórter - Saúde Mental nas Escolas e o vídeo no formato de live Saúde Mental nas Escolas: Desafios e Possibilidades, disponíveis nas plataformas Globoplay e YouTube respectivamente. O instrumento elaborado foi a ficha de documentação. Os dados foram interpretados com base na análise de conteúdo de Laville e Dionne. Foram elaboradas três categorias de análise: O Papel da Escola, a COVID-19 e o Retorno Presencial das Atividades, Saúde Mental nas Escolas e Possíveis Intervenções na Saúde Mental nas Escolas. Os participantes do documentário, demonstraram por meio de relatos, que durante a pandemia sentiam-se sozinhos e tristes e após o retorno à presencialidade, passaram a expressar sintomas psicológicos sugestivos de sofrimento mental, nesse sentido foram retratadas intervenções de psicólogos como tentativa de reduzir os impactos negativos. No segundo vídeo, o participante realiza reflexões acerca das possibilidades de atuação dos psicólogos em contexto escolar e possíveis explicações para o sofrimento mental percebido nas instituições de ensino. As considerações finais, recuperam os objetivos deste trabalho, assim como ressaltam a importância da aplicação efetiva da lei que dispõe sobre a atuação dos psicólogos nas escolas. Destaca-se a relevância do trabalho do psicólogo escolar, como orientador e conciliador das interações entre estudantes, família e escola, possibilitando o desenvolvimento de ações visando a promoção da saúde mental e a redução dos impactos negativos nos processos de aprendizagem e ensino. Por fim, sugere-se a continuidade de investigações das habilidades sociais junto ao contexto escolar, visto a importância dos benefícios que proporcionam nesse cenário. [resumo fornecido pelo autor] | pt_BR |
dc.language.iso | pt | pt_BR |
dc.subject | Psicologia escolar | pt_BR |
dc.subject | Conscientização social | pt_BR |
dc.subject | Adolescentes | pt_BR |
dc.title | Habilidades sociais em adolescentes do ensino médio: possíveis contribuições do psicólogo escolar | pt_BR |
dc.type | TCC | pt_BR |
mtd2-br.advisor.instituation | Universidade de Caxias do Sul | pt_BR |
mtd2-br.program.name | Psicologia - Bacharelado | pt_BR |
mtd2-br.campus | Campus Universitário de Caxias do Sul | pt_BR |
Ficheros en el ítem
Este ítem aparece en la(s) siguiente(s) colección(ones)
-
Psicologia - Bacharelado [243]