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dc.contributor.advisorLhullier, Cristina
dc.contributor.authorSilva, Franciele Pereira da
dc.contributor.otherScherer, Clarissa Giuliani
dc.contributor.otherBraun, Karen Cristina Rech
dc.date.accessioned2024-01-31T19:15:10Z
dc.date.available2024-01-31T19:15:10Z
dc.date.issued2023-12-08
dc.date.submitted2023-11-21
dc.identifier.urihttps://repositorio.ucs.br/11338/13007
dc.descriptionAs medidas sanitárias e de isolamento social, vigentes durante a pandemia da COVID-19, impactaram nos processos de aprendizagem e nas relações sociais de adolescentes brasileiros. Habilidades sociais são definidas como o conjunto de competências necessárias para expressar sentimentos e comportamentos de maneira adequada nos ambientes sociais. O treinamento de habilidades sociais pode ser uma possibilidade de intervenção no contexto educacional de adolescentes na retomada das atividades presenciais. O objetivo geral deste trabalho é identificar possíveis contribuições do psicólogo escolar na (re) aquisição das habilidades sociais em adolescentes no retorno às atividades presenciais no ensino médio. Os objetivos específicos abrangem: descrever os desafios da educação no contexto da pandemia da COVID-19 e no retorno às atividades presenciais; caracterizar a adolescência no contexto escolar; elaborar um breve panorama da atuação do psicólogo escolar; conceituar habilidades sociais (HS). A revisão da literatura foi organizada em tópicos com base nos objetivos específicos. O delineamento escolhido foi o de uma pesquisa qualitativa exploratória e interpretativa. As fontes utilizadas foram o documentário Profissão Repórter - Saúde Mental nas Escolas e o vídeo no formato de live Saúde Mental nas Escolas: Desafios e Possibilidades, disponíveis nas plataformas Globoplay e YouTube respectivamente. O instrumento elaborado foi a ficha de documentação. Os dados foram interpretados com base na análise de conteúdo de Laville e Dionne. Foram elaboradas três categorias de análise: O Papel da Escola, a COVID-19 e o Retorno Presencial das Atividades, Saúde Mental nas Escolas e Possíveis Intervenções na Saúde Mental nas Escolas. Os participantes do documentário, demonstraram por meio de relatos, que durante a pandemia sentiam-se sozinhos e tristes e após o retorno à presencialidade, passaram a expressar sintomas psicológicos sugestivos de sofrimento mental, nesse sentido foram retratadas intervenções de psicólogos como tentativa de reduzir os impactos negativos. No segundo vídeo, o participante realiza reflexões acerca das possibilidades de atuação dos psicólogos em contexto escolar e possíveis explicações para o sofrimento mental percebido nas instituições de ensino. As considerações finais, recuperam os objetivos deste trabalho, assim como ressaltam a importância da aplicação efetiva da lei que dispõe sobre a atuação dos psicólogos nas escolas. Destaca-se a relevância do trabalho do psicólogo escolar, como orientador e conciliador das interações entre estudantes, família e escola, possibilitando o desenvolvimento de ações visando a promoção da saúde mental e a redução dos impactos negativos nos processos de aprendizagem e ensino. Por fim, sugere-se a continuidade de investigações das habilidades sociais junto ao contexto escolar, visto a importância dos benefícios que proporcionam nesse cenário. [resumo fornecido pelo autor]pt_BR
dc.language.isoptpt_BR
dc.subjectPsicologia escolarpt_BR
dc.subjectConscientização socialpt_BR
dc.subjectAdolescentespt_BR
dc.titleHabilidades sociais em adolescentes do ensino médio: possíveis contribuições do psicólogo escolarpt_BR
dc.typeTCCpt_BR
mtd2-br.advisor.instituationUniversidade de Caxias do Sulpt_BR
mtd2-br.program.namePsicologia - Bachareladopt_BR
mtd2-br.campusCampus Universitário de Caxias do Sulpt_BR


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