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dc.contributor.advisorLhullier, Cristina
dc.contributor.authorTesori, Jéssica Eugênia
dc.contributor.otherBraun, Karen Cristina Rech
dc.contributor.otherScherer, Clarissa Giuliani
dc.date.accessioned2024-01-31T19:25:52Z
dc.date.available2024-01-31T19:25:52Z
dc.date.issued2023-12-08
dc.date.submitted2023-11-20
dc.identifier.urihttps://repositorio.ucs.br/11338/13009
dc.descriptionA ansiedade social é uma condição orgânica que impacta a qualidade de vida e prejudica as habilidades sociais na infância. Nesse período, ocorrem adaptações contínuas que demandam alterações físicas, psicológicas e sociais. A sociabilidade da criança se desenvolve nessa fase, sendo influenciada significativamente pelas ações e orientações parentais. Na faixa etária escolar, é comum observar a manifestação de ansiedade social em diversos contextos, como interações com colegas e professores, atividades em sala de aula, festividades e ao conhecer novas pessoas. Essa ansiedade também pode surgir em situações sociais típicas da infância, gerando medo ou evitação ao invés de curiosidade. Portanto, é fundamental que os pais estejam atentos a possíveis alterações comportamentais e às preocupações expressas por seus filhos. O objetivo do trabalho é descrever possíveis relações entre práticas parentais, treinamento de habilidades sociais e ansiedade social em crianças em idade escolar. E possui como objetivos específicos: conceituar práticas parentais; elaborar um panorama do treinamento de habilidades sociais na infância; e caracterizar a ansiedade social em crianças em idade escolar. Escolheu-se um delineamento qualitativo e exploratório em uma pesquisa bibliográfica. As fontes utilizadas foram artigos e livros científicos, disponíveis em bases de dados eletrônicas, publicados entre os anos 2003 a 2023. Como referencial de análise, foi utilizada a síntese integradora. Os resultados estão sendo organizados em temáticas que contemplam os objetivos específicos. Até o momento, pode-se perceber uma relação entre a ansiedade social em crianças, o repertório de habilidades sociais destas e as práticas parentais. Em particular, evidencia-se a necessidade da orientação dos pais para que as práticas facilitadoras do desenvolvimento socioemocional substituam as práticas superprotetoras e coercitivas. Estas últimas, podem diminuir os comportamentos socialmente habilidosos das crianças. Desse modo, é possível constatar a relevância do treinamento de habilidades sociais em crianças em idade escolar, não apenas para o desenvolvimento socioemocional, mas também para a prevenção de problemas comportamentais, incluindo a ansiedade social. Além disso, é fundamental disponibilizar estratégias acessíveis que auxiliem as crianças a lidar com os desafios sociais e promover o seu bem-estar durante a fase infantil. Essas intervenções podem contribuir significativamente para um desenvolvimento saudável e uma adaptação adequada às demandas sociais. [resumo fornecido pelo autor]pt_BR
dc.language.isoptpt_BR
dc.subjectAnsiedade - Criançaspt_BR
dc.subjectConscientização socialpt_BR
dc.titlePráticas parentais e a articulação com a ansiedade social na infânciapt_BR
dc.typeTCCpt_BR
mtd2-br.advisor.instituationUniversidade de Caxias do Sulpt_BR
mtd2-br.program.namePsicologia - Bachareladopt_BR
mtd2-br.campusCampus Universitário de Caxias do Sulpt_BR


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