Mostrar el registro sencillo del ítem
Contribuições da terapia do esquema ao vínculo entre pais e filhos adolescentes
dc.contributor.advisor | Conte, Raquel Furtado | |
dc.contributor.author | Campos, Marina Fim de | |
dc.contributor.other | Scherer, Clarissa Giuliani | |
dc.contributor.other | Braun, Karen Cristina Rech | |
dc.date.accessioned | 2024-02-01T13:58:12Z | |
dc.date.available | 2024-02-01T13:58:12Z | |
dc.date.issued | 2023-12-05 | |
dc.date.submitted | 2023-11-20 | |
dc.identifier.uri | https://repositorio.ucs.br/11338/13014 | |
dc.description | A Terapia dos Esquemas é uma abordagem promissora da Psicologia, que avança das premissas cognitivo-comportamentais e vem ganhando destaque no tratamento de diversas demandas consideráveis de difícil tratamento por outras abordagens teóricas (como é o caso dos transtornos de personalidade) e populações clínicas específicas, entre elas, o público infantojuvenil. Sabe-se que a adolescência é um período de intensas transformações e desafios em diversas áreas da vida. Este estudo foca especialmente na população adolescente, com ênfase no vínculo entre pais e filhos, que frequentemente é afetado pelas características comuns desse período, juntamente com a delicada tarefa dos adolescentes de manter os laços com os pais enquanto buscam autonomia e independência. A pesquisa começa com uma revisão abrangente da literatura que aborda a Terapia do Esquema, a caracterização da adolescência e as complexidades inerentes ao vínculo entre pais e filhos nessa fase. Trata-se de uma pesquisa qualitativa, exploratória e interpretativa. É examinado também como essa abordagem terapêutica pode ser aplicada de forma eficaz em adolescentes e seus pais, destacando a importância dos pais no processo terapêutico, tanto na manifestação das queixas, quanto na qualidade dos padrões disfuncionais que afetam o atendimento das necessidades emocionais tanto dos pais quanto dos filhos. Para abordar esses aspectos de maneira mais abrangente e ilustrativa, foi utilizado o filme "Brave", da Disney, que narra a história de conflito entre Merida (a adolescente) e Elinor (a mãe), cujo vínculo é abalado devido a discordâncias em relação ao futuro de Merida. Através da análise de cenas do filme, desenvolvemos um estudo de caso, que permitiu a discussão do objetivo proposto. A análise do filme revelou vários temas de discussão, que serviram de base para propostas de intervenções, como contexto familiar e parentalidade, características da adolescência, intensificação do conflito e recursos adaptativos para a psicoterapia. As considerações finais destacam a importância da Terapia do Esquema na compreensão e intervenção no que diz respeito ao vínculo entre pais e filhos adolescentes. Este estudo representa uma tentativa de costurar uma tapeçaria de entendimento e intervenção - assim como é representado de forma simbólica no filme "Brave" -, visando o bem-estar e o desenvolvimento saudável de adolescentes, suas famílias e rede envolvida. [resumo fornecido pelo autor] | pt_BR |
dc.language.iso | pt | pt_BR |
dc.subject | Terapêutica | pt_BR |
dc.subject | Pais e filhos | pt_BR |
dc.subject | Adolescência | pt_BR |
dc.subject | Parentalidade | pt_BR |
dc.title | Contribuições da terapia do esquema ao vínculo entre pais e filhos adolescentes | pt_BR |
dc.type | TCC | pt_BR |
mtd2-br.advisor.instituation | Universidade de Caxias do Sul | pt_BR |
mtd2-br.program.name | Psicologia - Bacharelado | pt_BR |
mtd2-br.campus | Campus Universitário de Caxias do Sul | pt_BR |
local.data.embargo | 2023-12-04 |
Ficheros en el ítem
Este ítem aparece en la(s) siguiente(s) colección(ones)
-
Psicologia - Bacharelado [243]