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dc.contributor.advisorConte, Raquel Furtado
dc.contributor.authorCampos, Marina Fim de
dc.contributor.otherScherer, Clarissa Giuliani
dc.contributor.otherBraun, Karen Cristina Rech
dc.date.accessioned2024-02-01T13:58:12Z
dc.date.available2024-02-01T13:58:12Z
dc.date.issued2023-12-05
dc.date.submitted2023-11-20
dc.identifier.urihttps://repositorio.ucs.br/11338/13014
dc.descriptionA Terapia dos Esquemas é uma abordagem promissora da Psicologia, que avança das premissas cognitivo-comportamentais e vem ganhando destaque no tratamento de diversas demandas consideráveis de difícil tratamento por outras abordagens teóricas (como é o caso dos transtornos de personalidade) e populações clínicas específicas, entre elas, o público infantojuvenil. Sabe-se que a adolescência é um período de intensas transformações e desafios em diversas áreas da vida. Este estudo foca especialmente na população adolescente, com ênfase no vínculo entre pais e filhos, que frequentemente é afetado pelas características comuns desse período, juntamente com a delicada tarefa dos adolescentes de manter os laços com os pais enquanto buscam autonomia e independência. A pesquisa começa com uma revisão abrangente da literatura que aborda a Terapia do Esquema, a caracterização da adolescência e as complexidades inerentes ao vínculo entre pais e filhos nessa fase. Trata-se de uma pesquisa qualitativa, exploratória e interpretativa. É examinado também como essa abordagem terapêutica pode ser aplicada de forma eficaz em adolescentes e seus pais, destacando a importância dos pais no processo terapêutico, tanto na manifestação das queixas, quanto na qualidade dos padrões disfuncionais que afetam o atendimento das necessidades emocionais tanto dos pais quanto dos filhos. Para abordar esses aspectos de maneira mais abrangente e ilustrativa, foi utilizado o filme "Brave", da Disney, que narra a história de conflito entre Merida (a adolescente) e Elinor (a mãe), cujo vínculo é abalado devido a discordâncias em relação ao futuro de Merida. Através da análise de cenas do filme, desenvolvemos um estudo de caso, que permitiu a discussão do objetivo proposto. A análise do filme revelou vários temas de discussão, que serviram de base para propostas de intervenções, como contexto familiar e parentalidade, características da adolescência, intensificação do conflito e recursos adaptativos para a psicoterapia. As considerações finais destacam a importância da Terapia do Esquema na compreensão e intervenção no que diz respeito ao vínculo entre pais e filhos adolescentes. Este estudo representa uma tentativa de costurar uma tapeçaria de entendimento e intervenção - assim como é representado de forma simbólica no filme "Brave" -, visando o bem-estar e o desenvolvimento saudável de adolescentes, suas famílias e rede envolvida. [resumo fornecido pelo autor]pt_BR
dc.language.isoptpt_BR
dc.subjectTerapêuticapt_BR
dc.subjectPais e filhospt_BR
dc.subjectAdolescênciapt_BR
dc.subjectParentalidadept_BR
dc.titleContribuições da terapia do esquema ao vínculo entre pais e filhos adolescentespt_BR
dc.typeTCCpt_BR
mtd2-br.advisor.instituationUniversidade de Caxias do Sulpt_BR
mtd2-br.program.namePsicologia - Bachareladopt_BR
mtd2-br.campusCampus Universitário de Caxias do Sulpt_BR
local.data.embargo2023-12-04


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