Zur Kurzanzeige

dc.contributor.advisorLuciano, Marcos Alexandre
dc.contributor.authorPereira, Rafael Luis
dc.contributor.otherTronca, Rafael
dc.contributor.otherColombo, Adelair Lino
dc.date.accessioned2024-02-02T21:38:47Z
dc.date.available2024-02-02T21:38:47Z
dc.date.issued2023-12-14
dc.date.submitted2023-11-29
dc.identifier.urihttps://repositorio.ucs.br/11338/13027
dc.descriptionO engate de reboque é um acessório opcional, instalado em veículos e tem por finalidade rebocar trailers por meio do acoplamento entre ambos. Para que este produto seja comercializado, ele deve seguir a legislação brasileira de trânsito e algumas normativas como o INMETRO, que exigem que o mesmo seja submetido a testes de resistência mecânica, realizados por laboratórios certificados por meio de um dispositivo especifico, suportando 2.000.000 de ciclos sem falhas. O objetivo deste trabalho é desenvolver um dispositivo para a realização de testes internos, com a finalidade da garantia da aprovação do produto, quando o mesmo for submetido ao laboratório para a certificação. Atualmente se tem o histórico de 34% de reprovação dos testes, gerando retrabalhos em projeto e nova submissão para certificação, agregando desperdício de recursos. 40% dos modelos vendidos ainda não estão homologados junto ao INMETRO. Após a avaliação dos requisitos de projeto e os modelos de engates do portifólio da empresa, foi desenvolvido o projeto do dispositivo que atende aos 96 modelos bem como a possibilidade de novos desenvolvimentos em relação ao tamanho total do engate de reboque, pois o dispositivo permite este ajuste linear do comprimento total do produto. A capacidade de carga também atende o requisito de todos os modelos já homologados para 1500 kg, e é capaz de realizar testes para o aumento do escopo da empresa para novos desenvolvimentos para o segmento de pick up?s de grande porte a qual a capacidade de reboque permissível é de 3500 kg. [resumo fornecido pelo autor]pt_BR
dc.description.abstractThe trailer hitch is an optional accessory, installed on vehicles and is intended to tow trailers through the coupling between the two. For this product to be sold, it must follow Brazilian traffic legislation and some regulations such as INMETRO, which require it to be subjected to mechanical resistance tests, carried out by certified laboratories using a specific device, supporting 2,000,000 of faultless cycles. The objective of this work is to develop a device for carrying out internal tests, with the purpose of guaranteeing the approval of the product, when it is submitted to the laboratory for certification. Currently, there is a record of 34% of test failures, generating rework in the project and new submission for certification, adding to the waste of resources. 40% of models sold are not yet approved by INMETRO. After evaluating the design requirements and the coupling models in the company's portfolio, the device design was developed that meets the 96 models as well as the possibility of new developments in relation to the total size of the trailer hitch, as the device allows this linear adjustment of the total length of the product. The load capacity also meets the requirement of all models already approved for 1500 kg, and is capable of carrying out tests to increase the company's scope for new developments for the large pick-up segment which has the permissible towing capacity is 3500 kg. [resumo fornecido pelo autor]pt_BR
dc.language.isoptpt_BR
dc.subjectEngenharia mecânicapt_BR
dc.subjectAcoplamentospt_BR
dc.subjectReboquept_BR
dc.subjectResistência de materiaispt_BR
dc.titleDesenvolvimento de um dispositivo para teste de resistência mecânica para engates de reboquept_BR
dc.typeMonografiapt_BR
mtd2-br.advisor.instituationUniversidade de Caxias do Sulpt_BR
mtd2-br.program.nameBacharelado em Engenharia Mecânicapt_BR
mtd2-br.campusCampus Universitário de Caxias do Sulpt_BR


Dateien zu dieser Ressource

Thumbnail

Das Dokument erscheint in:

Zur Kurzanzeige