Mostrar registro simples

dc.contributor.advisorSilveira, Matheus de Mesquita
dc.contributor.authorFagundes, Ismail
dc.contributor.otherSilva, Walter Valdevino Oliveira
dc.contributor.otherMedeiros, Eduardo Vicentini de
dc.contributor.otherDalsotto, Lucas Mateus
dc.contributor.otherVeiga, Itamar Soares
dc.date.accessioned2024-03-19T15:16:06Z
dc.date.available2024-03-19T15:16:06Z
dc.date.issued2024-03-16
dc.date.submitted2023-12-12
dc.identifier.urihttps://repositorio.ucs.br/11338/13136
dc.descriptionA presente tese verifica o fenômeno moral quanto a sua objetividade. Sua análise é feita através de uma abordagem metaética interdisciplinar (filosofia, antropologia, psicologia evolutiva, neurociências). A pergunta inicial foi: os juízos morais podem ser objetivos? Ao que conclui-se que de que não podem ser, ao menos não para seres vivos (humanos ou não) que habitam este planeta e temos conhecimento. Devido a isto outras perguntas subsidiárias advém: como explicar a pretensa objetividade dos juízos morais? Se a moralidade não é objetiva então isto implicaria em um relativismo? Há algum modelo ético normativo que seria mais adequado a este mundo? Questões as quais são elaboradas e respondidas baseando-se em pesquisas contemporâneas, aliadas de argumentação filosófica. Ao final, conclui-se apresentando uma revisão quanto à abordagem metaética a ser utilizada que seria mais adequada às discussões filosóficas, derivada de uma teoria do erro naturalizada, e a partir disso são propostos possibilidades viáveis, ainda que de alcance limitado. [resumo fornecido pelo autor]pt_BR
dc.description.abstractThis PhD dissertation verifies the moral phenomenon regarding its objectivity. This analysis is done through an interdisciplinary metaethical approach (philosophy, anthropology, evolutionary psychology, neurosciences). The initial question was: can moral judgments be objective? I conclude they cannot be, at least not for living beings (human or not) that inhabit this planet and we are aware of. Due to this, other subsidiary questions arise: how to explain the alleged objectivity in moral judgments? If morality is not objective, then would this imply in relativism? Is there a normative ethical model that would be better suited to this world? Questions which are elaborated and answered based on contemporary research combined with philosophical argumentation. It concludes by presenting a revision of the metaethical approach to be used that would be more suitable for philosophical discussions, derived from a naturalized error theory, and viable possibilities are proposed, although limited in scope. [resumo fornecido pelo autor]en
dc.description.sponsorshipCoordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, CAPESpt_BR
dc.language.isoenpt_BR
dc.language.isoptpt_BR
dc.subjectÉticapt_BR
dc.subjectFilosofiapt_BR
dc.subjectNiilismo (Filosofia)pt_BR
dc.subjectEthicsen
dc.subjectPhilosophyen
dc.subjectNihilism (Philosophy)en
dc.titleO cheiro de sangue da moralidade: uma análise reducionista da moral e sua não objetividadept_BR
dc.typeTesept_BR
mtd2-br.advisor.instituationUniversidade de Caxias do Sulpt_BR
mtd2-br.advisor.latteshttp://lattes.cnpq.br/6040452825010861pt_BR
mtd2-br.author.lattesFagundes, Ismailpt_BR
mtd2-br.program.nameDoutorado em Filosofiapt_BR
mtd2-br.campusCampus Universitário de Caxias do Sulpt_BR


Arquivos deste item

Thumbnail

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples