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dc.contributor.advisorTelli, Giovani Dambros
dc.contributor.authorSilva, Deiwson da
dc.contributor.otherGodoy, Sergio Machado de
dc.contributor.otherGaliotto, William
dc.date.accessioned2024-04-09T23:12:38Z
dc.date.available2024-04-09T23:12:38Z
dc.date.issued2023-12-15
dc.date.submitted2023-12-05
dc.identifier.urihttps://repositorio.ucs.br/11338/13172
dc.descriptionA queima de combustíveis fósseis movimentou a economia mundial desde a primeira revolução industrial, o que levou a humanidade a atingir o seu auge tecnológico nos dias atuais. Entretanto a exploração sem limites causa danos severos à natureza e ao meio ambiente. Hoje, grandes companhias e governos vem discutindo e investindo em pesquisa e desenvolvimento de sistemas mais eficientes e econômicos. Entre esses sistemas a cogeração é destaque por reutilizar energia residual do trabalho principal. O presente trabalho apresenta um estudo para a utilização de um sistema de refrigeração por absorção de simples efeito e simples estágio, utilizando o par fluido água-brometo de lítio em veículo equipado com motor a diesel. A partir dos dados de entrada, foi modelado no software EES o sistema completo com os balanços de massa e energia, variando a temperatura de entrada no gerador entre 100 °C e 150 °C. Ao final foi obtido as áreas de troca térmica e dados de energia transferida para o trocador de calor, absorvedor e gerador. [resumo fornecido pelo autor]pt_BR
dc.description.abstractThe burning of fossil fuels has driven the world economy since the first industrial revolution, which has led humanity to reach its technological peak today. However, unlimited exploitation causes severe damage to nature and the environment. Today, large companies and governments have been discussing and investing in research and development of more efficient and economical systems. Among these systems, cogeneration stands out for reusing residual energy from the main work. The present work presents a study for the use of a single-effect, single-stage absorption refrigeration system, using the water-lithium bromide fluid pair in a vehicle equipped with a diesel engine. From the input data, the complete system with mass and energy balances was modeled in the EES software, varying the generator input temperature between 100 °C and 150 °C. At the end, the thermal exchange areas and energy data transferred to the heat exchanger, absorber and generator were obtained. [resumo fornecido pelo autor]pt_BR
dc.language.isoptpt_BR
dc.subjectRefrigeração - Absorção e adsorçãopt_BR
dc.subjectMotores a dieselpt_BR
dc.subjectEnergia elétrica e calor - Cogeraçãopt_BR
dc.subjectTermodinâmicapt_BR
dc.subjectEngenharia mecânicapt_BR
dc.titleAplicação de sistema de refrigeração por absorção em veículos a dieselpt_BR
dc.typeMonografiapt_BR
mtd2-br.advisor.instituationUniversidade de Caxias do Sulpt_BR
mtd2-br.program.nameBacharelado em Engenharia Mecânicapt_BR
mtd2-br.campusCampus Universitário de Caxias do Sulpt_BR
local.data.embargo2023-12-15


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