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dc.contributor.advisorTelli, Giovani Dambros
dc.contributor.authorPiccoli, Tiago Alex
dc.contributor.otherLinzmaier, Paulo Roberto
dc.contributor.otherGrison, Vagner
dc.date.accessioned2024-04-13T01:08:54Z
dc.date.available2024-04-13T01:08:54Z
dc.date.issued2023-12-11
dc.date.submitted2023-12-04
dc.identifier.urihttps://repositorio.ucs.br/11338/13203
dc.descriptionEste trabalho permitiu compreender o efeito do afilamento e dispositivo de ponta de asa (DPA) Hoerner para uma aplicação de asa com baixa razão de aspecto (AR) a fim de obter um melhor desempenho aerodinâmico por meio dessas modificações. Para o estudo, foram utilizados os parâmetros do projeto informacional da equipe Aerosul para a competição SAE AeroDesign do ano de 2022. A partir de uma asa retangular, foram desenvolvidas geometrias de asa com modificação de afilamento e adição de DPA, mantendo constante a razão de aspecto (AR) e a área da superfície de sustentação, permitindo avaliar exclusivamente a eficácia das modificações propostas. Os modelos foram testados a partir da fluidodinâmica computacional (CFD), através do software Altair HyperWorks® CFD, parametrizado de acordo com as condições de voo ao qual a asa estaria sujeita. O comparativo foi em relação à uma asa originalmente retangular, que possibilitou avaliar que o afilamento e adoção do DPA Hoerner podem reduzir o arrasto induzido e consequentemente seus vórtices, a um custo de perda de sustentação. As modificações realizadas, que permitem um aumento efetivo de sustentação para asas com maior alongamento, não foram satisfatórias ao ponto de compensar as desvantagens de uma asa muito curta, em virtude da alteração da distribuição de sustentação. O modelo otimizado com melhores resultados conseguiu reduzir o arrasto em 10,5% e permitiu um acréscimo de 4,1% na eficiência aerodinâmica, porém, houve perda de sustentação próxima à 7%. [resumo fornecido pelo autor]pt_BR
dc.description.abstractThis works could understand the effects of wing tapering and wingtip device for an application with low aspect ratio wing (AR), aimed to got a better aerodynamic performance by these modifications. For the study, the parameters of the information project of the Aerosul team were used for the SAE AeroDesign contest in the year 2022. From a rectangular wing, wing geometries were developed with modification of tapering and adding wingtip device, holding constant the aspect ratio (AR) and lift surface area, allowing evalute exclusively the effectiveness of proposed modifications. The models were evaluted from the computational fluid dynamics (CFD), by Altair HyperWorks® CFD software, parametrized according to the flight conditions to which whe wing would be exposed. The comparision was got to an originally rectangular wing, which made it possible to evaluate that the tapering and adoption of the Hoerner wingtip can reduce the induced drag and consequently the vortex, at the cost of lift loss. The modifications made, which allow an effective increase in lift for wings with greater AR, were not satisfactory to the point of compensating the disadvantages of a very short wing, due to the change in lift distribution. The optimized model with the best results managed to reduce drag by 10.5% and allowed an increase of 4.1% in aerodynamic efficiency, however, there was a lift loss close to 7%. [resumo fornecido pelo autor]pt_BR
dc.language.isoptpt_BR
dc.subjectEngenharia mecânicapt_BR
dc.subjectAeronavespt_BR
dc.subjectAerodinâmicapt_BR
dc.subjectFluidodinâmica computacionalpt_BR
dc.subjectArrasto (Aerodinâmica)pt_BR
dc.titleAvaliação dos efeitos aerodinâmicos a partir do afilamento e dispositivo de ponta de asa a um vant de competição aerodesign utilizando asa com baixa razão de aspectopt_BR
dc.typeMonografiapt_BR
mtd2-br.advisor.instituationUniversidade de Caxias do Sulpt_BR
mtd2-br.program.nameBacharelado em Engenharia Mecânicapt_BR
mtd2-br.campusCampus Universitário de Caxias do Sulpt_BR
local.data.embargo2023-12-15


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