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dc.contributor.advisor
dc.contributor.authorFernandes, Alexandre Cortez
dc.contributor.authorGardelin, Lucas Dagostini
dc.contributor.authorDuarte, Raquel Cristina Pereira
dc.date.accessioned2024-04-27T04:30:07Z
dc.date.available2024-04-27T04:30:07Z
dc.date.issued2024-04-26
dc.identifier.isbn978-65-5807-321-5
dc.identifier.urihttps://ucs.br/educs/livro/familias-e-contemporaneidade-reflexoes-entre-continuidade-e-ruptura-4562/
dc.descriptionEste livro chega em boa hora. É um aceno, um convite a dialogar com os filósofos a respeito da educação. Nele, Fausto dos Santos mostra justamente como o saber é impulsionado diante das inquietações de cada tempo histórico e disso resultam grandes elaborações do pensamento que se tornam cada vez mais fundamentais, na medida em que servem para pensar a educação enredada e submetida apenas aos ditames do conhecimento científico, crendo que a empiria esclarecerá todas as dúvidas, minimizando as perguntas trazidas pelo saber filosófico. Sobretudo numa época em que a leitura e a capacidade de concentração e reflexão encontram-se ameaçadas pelos dispositivos digitais, impõe-se a tarefa de trilharmos o árduo caminho do pensamento, iluminado pela filosofia. Só assim compreenderemos que a educação não se coaduna com solução fácil. Com uma capacidade muito peculiar para articular os complexos meandros do pensamento filosófico ao modo mais íntimo pelo qual tais questões nos afetam, Fausto dos Santos redesenha algumas das marcas indeléveis do projeto educativo do Ocidente, sem que esse procedimento caia no esquematismo reducionista ou no insípido abstracionismo. Longe disso, as ideias são problematizadas à luz das inquietações contemporâneas, relacionando a formação com as pungentes questões relativas ao estado, à cidadania, à ideologia, à ciência, à ética, às humanidades. Mostra não só as múltiplas dimensões do ato educativo, mas, sobretudo, renova a pergunta pela educação. Num movimento cuidadoso são apresentados os argumentos que estabelecem certas verdades, como elas se revelam e, ao mesmo tempo, como forjam a relação do sujeito consigo mesmo, com os outros e com o mundo. Nesse movimento, Fausto dos Santos recupera alguns filósofos não frequentes na discussão pedagógica, mas que trazem contribuições significativas pelo que interpelam e provocam.pt_BR
dc.language.isopt_BR
dc.titleFamílias e Contemporaneidade: reflexões entre continuidade e rupturapt_BR
dc.typeLivro Eletrônicopt_BR
dc.degree.grantorUniversidade de Caxias do Sulpt_BR
dc.description.resumoEste livro chega em boa hora. É um aceno, um convite a dialogar com os filósofos a respeito da educação. Nele, Fausto dos Santos mostra justamente como o saber é impulsionado diante das inquietações de cada tempo histórico e disso resultam grandes elaborações do pensamento que se tornam cada vez mais fundamentais, na medida em que servem para pensar a educação enredada e submetida apenas aos ditames do conhecimento científico, crendo que a empiria esclarecerá todas as dúvidas, minimizando as perguntas trazidas pelo saber filosófico. Sobretudo numa época em que a leitura e a capacidade de concentração e reflexão encontram-se ameaçadas pelos dispositivos digitais, impõe-se a tarefa de trilharmos o árduo caminho do pensamento, iluminado pela filosofia. Só assim compreenderemos que a educação não se coaduna com solução fácil. Com uma capacidade muito peculiar para articular os complexos meandros do pensamento filosófico ao modo mais íntimo pelo qual tais questões nos afetam, Fausto dos Santos redesenha algumas das marcas indeléveis do projeto educativo do Ocidente, sem que esse procedimento caia no esquematismo reducionista ou no insípido abstracionismo. Longe disso, as ideias são problematizadas à luz das inquietações contemporâneas, relacionando a formação com as pungentes questões relativas ao estado, à cidadania, à ideologia, à ciência, à ética, às humanidades. Mostra não só as múltiplas dimensões do ato educativo, mas, sobretudo, renova a pergunta pela educação. Num movimento cuidadoso são apresentados os argumentos que estabelecem certas verdades, como elas se revelam e, ao mesmo tempo, como forjam a relação do sujeito consigo mesmo, com os outros e com o mundo. Nesse movimento, Fausto dos Santos recupera alguns filósofos não frequentes na discussão pedagógica, mas que trazem contribuições significativas pelo que interpelam e provocam.pt_BR
dc.publisher.editoraEducspt_BR
dc.description.edition1ª ed.pt_BR
dc.description.localpubCaxias do Sul - RSpt_BR


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