Show simple item record

dc.contributor.advisorFarias, Maria Cristina More
dc.contributor.authorSerafini, Francisco Lanferdini
dc.contributor.otherRodrigues, Daniel
dc.contributor.otherOrnaghi Júnior, Heitor Luiz
dc.contributor.otherVieceli, Alexandre
dc.date.accessioned2016-10-06T13:28:30Z
dc.date.available2016-10-06T13:28:30Z
dc.date.issued2016-10-06
dc.date.submitted2016-05-31
dc.identifier.urihttps://repositorio.ucs.br/handle/11338/1336
dc.descriptionAços inoxidáveis austeníticos são materiais amplamente utilizados em sistemas que exigem elevadas resistências à oxidação e à corrosão. No entanto, quando em contato com outras superfícies, esses materiais possuem elevado coeficiente de atrito e baixa resistências ao desgaste. Uma alternativa para melhorar suas propriedades tribológicas é a utilização de lubrificantes sólidos adicionados em suas composições pela técnica de metalurgia do pó (M/P). Materiais como itria e boro têm se mostrado eficazes em melhorar as propriedades mecânicas e tribológicas de ligas Fe-Cr-Ni-Mo. Nesse contexto, o objetivo desse estudo foi avaliar o efeito da adição de boro e de itria na microestrutura e nas propriedades tribológicas de aços inoxidáveis austeníticos Fe-Cr-Ni-Mo obtidas por M/P. Foram preparadas amostras de 316L por M/P em quatro condições diferentes. Duas amostras, uma sem aditivo e outra com 0,6% p de boro adicionado à composição do 316L, foram processadas a pressão de compactação de 800 MPa e temperatura de sinterização de 1240°C. Além dessas, duas amostras, uma sem aditivo e outra com 1,0% p de itria adicionada à composição do 316L, foram processadas a pressão de compactação de 400 MPa e temperatura de sinterização de 1280°C. Determinou-se a composição química por espectrometria de emissão óptica, a microdureza Vickers, a microestrutura por MEV e EDS, o comportamento tribológico por ensaio de deslizamento alternado (coeficiente de atrito e coeficiente de desgaste específico) e por MEV e EDS (mecanismos de desgaste). Os resultados mostraram que a adição de boro aumenta significativamente a resistência ao desgaste dos materiais, devido à melhor densificação e à formação de fases duras (como boretos ricos em cromo e molibdênio) na sinterização. A adição de itria, mesmo com o aumento da dureza, diminui a resistência ao desgaste, pois dificultou a densificação devido a sua baixa interação com a matriz austenítica do material. O coeficiente de atrito se manteve em 0,8 para todos os materiais, o que indica que os aditivos não o influenciam e não atuam como lubrificantes sólidos. Os mecanismos de desgaste observados nas superfícies dos materiais desgastado foram os mecanismos por adesão e por reação triboquímica.pt_BR
dc.description.abstractAustenitic stainless steel materials are widely used in systems that require high oxidation resistance and corrosion resistance. However, in contact with other surfaces, these materials show a high coefficient of friction and a low wear resistance. An alternative to improve their tribological properties is the use of solid lubricants added in their composition by the powder metallurgy technique (P/M). Materials such as yttria and boron have shown an effective role in improving the mechanical and tribological properties of Fe-Cr-Ni-Mo alloys. In this context, this study aims evaluating the effect of boron and yttria additions on the microstructure and tribological properties of austenitic stainless steels Fe-Cr-Ni-Mo obtained by P/M. Samples were prepared with 0.6 wt% boron and 1wt% yttria, using compaction pressures of 400 MPa and 800 MPa, sintering temperature 1240°C and 1280°C, in argon atmosphere. The materials were characterized by chemical analysis (optical emission spectrometry), Vickers hardness and microstructural analysis (SEM and EDS). The coefficient of friction and the wear rate of the materials were obtained by means of reciprocating sliding tests. The wear mechanisms were evaluated by SEM and EDS. The results showed that the boron addition significantly increases the wear resistance of the material, due to the improved densification and the formation of hard phases (such as chromium-rich borides and molybdenum-rich borides) during sintering. However, even though with the increased hardness, the yttria addition decreases the wear resistance, due to the not favouring of the densification and the low interaction of yttria particles with the austenitic matrix. The coefficient of friction for all materials was about 0.8, i.e., and it was not influenced by the presence of additives in the composition. The predominant mechanisms on the worn surfaces of the materials were the adhesive wear and the tribochemical reaction wear (wear by particles oxidation).pt_BR
dc.language.isoptpt_BR
dc.subjectAço inoxidável austeníticopt_BR
dc.subjectMetalurgia do pópt_BR
dc.subjectAtritopt_BR
dc.subjectÍtriopt_BR
dc.subjectBoropt_BR
dc.subjectTribologiapt_BR
dc.subjectSuperfícies (Tecnologia)pt_BR
dc.subjectCiência dos materiaispt_BR
dc.subjectAustenitic stainless steelpt_BR
dc.subjectPowder metallurgypt_BR
dc.subjectFrictionpt_BR
dc.subjectYttriumpt_BR
dc.subjectBoronpt_BR
dc.subjectTribologypt_BR
dc.subjectSurfaces (Technology)pt_BR
dc.subjectMaterials sciencept_BR
dc.titleMicroestrutura e propriedades tribológicas de aços austeníticos Fe-Cr-Ni-Mo sinterizados com adição de itria e boropt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
mtd2-br.advisor.instituationUniversidade de Caxias do Sulpt_BR
mtd2-br.advisor.latteshttp://lattes.cnpq.br/8951785732113549pt_BR
mtd2-br.author.lattesSERAFINI, F. L.pt_BR
mtd2-br.program.namePrograma de Pós-Graduação em Engenharia e Ciência dos Materiaispt_BR
mtd2-br.contributor.coorientadorSoares, Márcio Ronaldo Farias


Files in this item

Thumbnail

This item appears in the following Collection(s)

Show simple item record